“Vou fazer de tudo para tirar a Enel daqui”, declara Fernando Santana sobre prioridade de seu mandato



 Em entrevista à Rede ANC nesta quarta-feira (01/02), durante a posse dos deputados estaduais eleitos, Fernando Santana (PT) declarou que a prioridade do seu mandato será combater “os desmandos da Enel com a população do Ceará”. Para o parlamentar, o principal objetivo é garantir um serviço de qualidade para os cearenses.

“Vou fazer de tudo que eu puder para tirar essa Enel do nosso Estado. Uma empresa de péssima qualidade e que desrespeita o povo. Ou a Enel muda ou a Enel se muda”, declarou o deputado estadual.

Fernando informou ainda que o processo contra a empresa segue em andamento na Assembleia Legislativa e que os trabalhos só irão parar quando a Enel reformular a sua prestação de serviço. Do contrário, a solução será trazer uma nova empresa para assumir a distribuição de energia.

Segundo o parlamentar, o anúncio da venda das ações da concessionária é reflexo da repercussão negativa da empresa. “A Enel anunciou que vai vender os ativos dela esse ano. Por que ela está anunciando isso? Porque ela está com medo do trabalho que essa casa está fazendo e vai fazer contra o desrespeito dela com a população do Ceará”, afirmou Fernando.

Histórico

A Enel Distribuição Ceará tem feito parte dos rankings de empresas que mais recebem reclamações por parte dos clientes. De acordo com o Departamento de Defesa do Consumidor do Ceará (DECON), em 2021 foram mais de 800 denúncias registradas junto ao órgão, o que garantiu à empresa a liderança do levantamento.

Entre as principais reclamações estão cobranças indevidas/abusivas, problemas no atendimento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), má qualidade do serviço, além de danos materiais. No interior do Ceará, clientes também denunciaram que pessoas com problemas de saúde que dependem de aparelhos foram prejudicadas após a energia ter sido cortada mesmo com o pagamento em dia.

Resposta da Enel

Através de nota, a Enel Distribuição Ceará informou que tem investido na modernização, automação e ampliação da capacidade da rede elétrica em todos os municípios cearenses com foco na melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes. O texto enfatiza que nos últimos quatro anos a empresa investiu mais de R$ 3,9 bilhões em sua área de concessão, dos quais cerca de R$ 1,1 bilhão foi aplicado apenas nos primeiros nove meses de 2022.

Segundo o texto, a Enel explica que os resultados das ações foram positivos. “A distribuidora registrou avanços expressivos nos índices de qualidade medidos pela agência reguladora do setor elétrico, a ANEEL. De 2020 para 2022, a empresa reduziu em 33% a quantidade média das interrupções de energia e em 39% a duração média das interrupções”, diz um trecho da nota.

Sobre tarifa de energia, a companhia ressalta que a Aneel é quem define e regula com base em leis e regulamentos federais e contêm custos que não são de responsabilidade da Enel. Como exemplo, impostos, encargos setoriais, custos de geração e transmissão.


A Noticia do Ceará

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem