Sema começa a ouvir municípios sobre gestão do Parna de Jericoacoara na próxima semana

 Reuniões públicas com os municípios de Cruz, Camocim e Jijoca de Jericoacoara serão momentos de “amplo processo de escuta” às prefeituras e populações das regiões



A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) se reunirá, na próxima semana, com os municípios de Cruz, Camocim e Jijoca de Jericoacoara, em audiências públicas, para tratar sobre a gestão do Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara. Os encontros dem acontecem nos dias 16 e 17 deste mês, e serão momentos de “amplo processo de escuta” às prefeituras e populações das regiões, segundo a titular da Sema, Vilma Freire.

“Daremos início, nos municípios de Cruz, Camocim e Jijoca de Jericoacoara, a um amplo processo de escuta envolvendo todos os setores que ali estão”, informou a secretária. 

As reuniões sucedem à suspensão do edital que previa a concessão do Parna à iniciativa privada, publicado na última terça-feira, 7, no Diário Oficial da União.  A ‘desestatização’ havia sido publicada em dezembro de 2022 pela gestão anterior, do governo Bolsonaro (PL).

Segundo o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), agora, o plano do governo é “sentar com as gestões e população dos três municípios para ouvir as sugestões de qual é a melhor maneira de fazer a manutenção do parque e, ao mesmo tempo, permitir que ali seja uma fonte de renda para a população local e para o desenvolver do turismo.” 

De acordo com a secretária Vilma Freire, a ideia é cumprir os objetivos da Unidade de Conservação (UC), que tem posse e domínio públicos. 

INVESTIMENTOS

Como adiantado pelo OPINIÃO CE, o Ceará discute investimentos na casa dos R$ 15 milhões para a manutenção e operacionalização do Parque Nacional. O montante visa garantia melhores condições ao visitante, melhorias a quem trabalha em Jericoacoara e às pessoas que fazem turismo na região.

“O Governo do Estado já sinalizou, inclusive, já foi feito um levantamento e um diagnóstico mais completo onde a gente deve fazer esses investimentos, levando em consideração, claro, toda a questão turística, mais a questão sustentável, ambiental que oferece todo o Parna”, destacou Vilma sobre como os recursos serão utilizados.

O Parna de Jericoacoara tem uma área de 8.863,03 hectares. Atualmente, ele é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), do governo federal. O Parna tem como objetivo proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais, possibilitando a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e interpretação ambiental, além de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Da área total do Parque Nacional, 6.150,29 hectares pertencem ao Governo do Ceará. O Estado realizou ações e investimentos nos últimos anos, buscando promover a preservação da área, o estímulo do turismo sustentável e o desenvolvimento econômico da região.


Opnião CE

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem