Bandidos roubaram 4,72 milhões de metros de cabos de telecomunicações no Brasil em 2022

 


Criminosos furtaram ou roubaram 4,72 milhões de metros de cabos de telecomunicações no ano passado no Brasil. O número indica um crescimento de 14% em 2022, em comparação com 2021, quando o volume de equipamentos roubados ou furtados foi de 4,13 milhões de metros.

Segundo levantamento da Conexis Brasil Digital, que representa as empresas de telecomunicações e de conectividade, 7 milhões de clientes ficaram sem acesso à telefonia e à internet por causa desses crimes.

“O furto, roubo, vandalismo e, também, a receptação de cabos e equipamentos causam prejuízo direto para milhões de consumidores, que ficam sem acesso a serviços importantes para o dia a dia, e para as empresas, que precisam repor esses equipamentos. As ações criminosas comprometem ainda os serviços de utilidade pública como polícia, bombeiros e emergências médicas”, disse a Conexis Brasil Digital.

São Paulo lidera o ranking dos estados que mais sofrem com roubos e furtos de cabos de telecomunicação. Em 2022, foram levados 1,035 milhão de metros. Em seguida, aparece o Paraná, com 1,01 milhão de metros de cabos furtados ou roubados.

Segundo a a diretora de Relações Institucionais e Governamentais e de Comunicação da Conexis, Daniela Martins, para reduzir os roubos e furtos de cabos de telecomunicações, o setor defende a aprovação do PL 5846/16, que tipifica e aumenta punição para esses crimes. Outra reivindicação das empresas é de punição para os receptadores dos equipamentos frutos de crime.

Metrópoles

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem