EUA alertam Rússia para se afastar de tecnologia americana em usina ucraniana

 Departamento de Energia informou à estatal russa Rosatom que Zaporizhzhia abriga dados técnicos nucleares controlada pelo governo dos Estados Unidos



Os EUA têm tecnologia nuclear sensível em uma usina nuclear dentro da Ucrânia e estão alertando a Rússia para não tocá-la, de acordo com uma carta que o Departamento de Energia dos EUA enviou à empresa estatal russa de energia nuclear Rosatom no mês passado.

Na carta, que foi revisada pela CNN e datada de 17 de março de 2023, a diretora do Escritório de Política de Não-Proliferação do Departamento de Energia, Andrea Ferkile, disse ao diretor-geral da Rosatom que a Usina Nuclear de Zaporizhzhia em Enerhodar, Ucrânia “contém dados técnicos nucleares cuja exportação é controlada pelo governo dos Estados Unidos”.

Bens, software e tecnologia estão sujeitos aos controles de exportação dos EUA quando é possível que sejam usados de forma a prejudicar os interesses de segurança nacional dos EUA.

A carta do Departamento de Energia chega enquanto as forças russas continuam a controlar Zaporizhzhia, que é a maior usina nuclear da Europa e fica em uma parte da região que a Rússia ocupou após a invasão da Ucrânia em fevereiro passado.

A usina foi frequentemente desconectada da rede elétrica da Ucrânia devido ao intenso bombardeio russo na área, aumentando o medo de um acidente nuclear em toda a Europa.

Embora a fábrica ainda seja fisicamente operada por funcionários ucranianos, a Rosatom a administra. O Departamento de Energia alertou a agência na carta que é “ilegal” para qualquer cidadão ou entidade russa lidar com a tecnologia dos EUA.

A CNN entrou em contato com a Rosatom para comentar.

“É ilegal sob a lei dos Estados Unidos que pessoas não autorizadas, incluindo, mas não se limitando a, cidadãos russos e entidades russas”, diz a carta, “como a Rosatom e suas subsidiárias, acessem, possuam, controlem, exportar, armazenar, apreender, revisar, reexportar, enviar, transferir, copiar, manipular tal tecnologia ou dados técnicos, ou dirigir ou autorizar outros a fazer o mesmo, sem que tais entidades russas se tornem destinatários autorizados pelo Secretário do Departamento dos EUA de energia.”

Não está claro se a Rosatom respondeu à carta. A Administração Nacional de Segurança Nuclear do Departamento de Energia disse à CNN em um comunicado que a carta é autêntica.

As cartas foram relatadas pela primeira vez pelo canal de notícias russo RBC.

“A Administração Nacional de Segurança Nuclear do Departamento de Energia pode confirmar que a carta é legítima”, disse Shayela Hassan, vice-diretora de assuntos públicos da Administração Nacional de Segurança Nuclear.

Ela acrescentou: “O Secretário de Energia tem a responsabilidade estatutária de autorizar a transferência de tecnologia nuclear civil não classificada e assistência a atividades estrangeiras de energia atômica. O DOE não comenta atividades regulatórias.”

Outra carta de Ferkile ao Inspetor Geral do Departamento de Energia, revisada pela CNN e datada de 24 de outubro de 2022, descreve a tecnologia que os EUA exportaram para a Ucrânia para uso na usina de Zaporizhzhia e reitera que o departamento “não tem registro de qualquer autorização atual para transferir esta tecnologia e dados técnicos para qualquer cidadão ou entidade russa.”

O Escritório de Energia Nuclear do Departamento de Energia tornou público o apoio dos EUA à usina e declarou em seu site em junho de 2021 que “os Estados Unidos ajudaram a implementar novos procedimentos de manutenção e operações no reator que devem fortalecer a segurança energética” em Ucrânia.


CNN

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem