Indígenas Tremembé de Itapipoca têm terras demarcadas



A terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, localizada no distrito de Marinheiros, no município de Itapipoca, no litoral Oeste do Ceará, teve a demarcação homologada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (28).

A área tem 3.511,4 hectares, onde estão quatro aldeias: São José, Buriti de Baixo, Buriti do Meio e Munguba, com cerca de 150 famílias. A demarcação, com o estabelecimento dos limites das terras, visa proteger de invasões e ocupações por não-indígenas.

Lula assina demarcação de seis terras indígenas, informa Planalto

A solicitação do povo Tremembé pela demarcação era feita desde 2003. Somente em 2018 houve o processo de delimitação física pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e agora, 20 anos depois do início do pedido, ocorreu o reconhecimento do Governo Federal.

O próximo passo, após a homologação, será o registro da terra indígena no cartório de imóveis da comarca de Itapipoca e na Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Além das terras no Ceará, foram demarcadas em mais oito regiões, nos estados do Amazonas, Acre, Alagoas, Goiás e Rio Grande do Sul.

G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem