Boné pode provocar calvície? Especialista explica efeitos do acessório




Ter um boné ou um chapéu à mão nos dias quentes para a prática de exercício físico é indispensável e ainda mais em dias de calor em que a atenção com a pele se torna redobrada. São fatos que também não impendem os questionamentos da sua utilidade, exemplo: o uso frequente de boné pode piorar a queda de cabelo?

Boné com cabelo dá match?

“Mas o uso errado, isto é, por muito tempo, pode ajudar na proliferação de fungos e bactérias e aí induzir a queda de cabelo. Evite ficar com o acessório todo dia. Se caso fizer, troque a peça para que ela seja higienizada. Assim, evita a contaminação de fungos e outros microrganismos no couro cabeludo”, disse o médico tricologista Dr. Julio Pierezan.

Dr. Julio ainda citou três fatores que contribuem para queda:Passar o dia com o boné, pode deixar o couro cabeludo abafado e com suor, pode desencadear problema na raiz, levando a uma queda.

Elásticos apertados podem causar queda por tração.

Boné pode ser usado como artifício para esconder a calvície. Mas só piora a condição.
Qual é a diferença da calvície para queda temporária?

“Os folículos vão se miniaturizando e aqueles fios mais longos, por exemplo, se tornam curtos, ralos até que eles deixam de crescer. A diferença é que os fios voltam a crescer após a mudança de hábitos ou o início de um tratamento para o motivo da queda. Diferente da calvície”, pontou o médico.

O que fazer diante desses problemas?

Logicamente, o “primeiro passo” é marcar a consulta com um especialista. A medicação vai variar conforme a condição do paciente e as principais opções de tratamentos são os remédios de uso tópico ou oral, como o minoxidil e a mesoterapia, que consistem nas aplicações de medicamentos fortalecedores por microagulhas.

“Quando as soluções não funcionam ou não são recomendadas podemos partir para o transplante capilar FUE (Follicular Unit Extraction), que é a extração de unidades foliculares de uma região e transplantação em uma outra, que tenha falhas ou sofra com alopecia androgenética. Tem também o transplante capilar associado ao body hair quando se extrai o pelo do corpo”, concluiu Dr. Julio Pierezan.

Dado

O município de Apucarana (PR) é conhecido como Capital Nacional do Boné e atingiu essa fama no ano de 2010 por meio da Lei Federal nº 2.793/08. Os dados do Sivale (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí) apontam que mensalmente são confeccionados cerca de 4 milhões de bonés, o que resulta na metade da produção nacional.




Sport Life

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem