Ceará tem temperaturas acima da média de maio; Jeri registra 35,3 ºC


 

As primeiras semanas de maio têm trazido temperaturas elevadas e sensação de calor nas cidades cearenses. Em Fortaleza, os primeiros dias do mês registraram temperaturas máximas com cerca de 2 graus acima da média histórica para o período. Os termômetros marcam dias mais quentes também em municípios do interior.


Desde o início de maio, as temperaturas máximas registradas na capital chegaram a 32,4 ºC, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para Fortaleza, a média das temperaturas máximas para o mês de maio é de 30,8 ºC em Fortaleza.

Esta média é expressa na normal climatológica para o período de 30 anos, de 1991 a 2020, disponibilizada pelo Inmet. Isto quer dizer que Fortaleza teve dias mais quentes do que a média registrada nas últimas três décadas para o mês de maio.

No interior, as temperaturas também vão além dos valores médios. É possível fazer a comparação com as cidades que aparecem no monitoramento do Inmet para normais climatológicas.

Um exemplo é Sobral, cuja média histórica de temperaturas máximas é de 32,2 °C em maio. Neste domingo (7), o município chegou a 33,5 °C às 14h, conforme registro da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Em Morada Nova, o registro foi de 33,9 ºC às 15h da sexta-feira (5), também ficando acima da média histórica de 32,7 ºC para a cidade no mês de maio.

"Os termômetros estão mostrando temperaturas acima dos valores médios, e isso está sendo observado com a redução das chuvas. Temos menos nuvens no céu, o que significa que a radiação solar não encontra nenhum obstáculo para chegar até nós", comenta Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme.

Confira as maiores temperaturas registradas pela Funceme neste mês:

Jericoacoara: 35,3 ºC (dia 7 de maio)
Jaguaribe: 34 ºC (dia 1º)
Morada Nova: 33,9 ºC (dia 5)
Jaguaribe: 33,8 ºC (dia 7)
Crateús: 33,6 ºC (dia 6)
Alto Santo: 33,5 ºC (dia 4)
Jaguaribara: 33,5 ºC (dia 5)
Sobral: 33,5 ºC (dia 7)
Varjota: 33,4 ºC (dia 3)
Pacajus: 33,4 ºC (dia 3)

Mesmo sendo um dos meses da quadra chuvosa no Ceará, maio costuma registrar volumes menores de chuva em comparação com fevereiro, março e abril.

As primeiras semanas de maio trouxeram chuvas sem volumes expressivos e de distribuição irregular pelo território cearense. Conforme Sakamoto, a tendência é que este cenário continue durante o mês.

Uma das razões é o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema que provoca as precipitações da quadra chuvosa no Ceará. Nas últimas semanas, o sistema se deslocou para acima da Linha do Equador. Ele deixou a região do oceano Atlântico próxima ao Norte do Ceará, onde esteve posicionado nos últimos meses.

Com informações do G1 Ceará.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem