Correr todos os dias pode levar a problemas psicológicos a longo prazo, diz novo estudo

 

Pesquisa foi publicada no Frontiers in Psychology




Correr é um dos exercícios favoritos para entrar em forma. Além de tonificar o corpo ativar os músculos, traz benefícios para a saúde mental.

No entanto, tendo a possibilidade de o fazer ao ar livre ou ouvir música e poder relaxar, muitos assumem esta atividade física como única e tornam-se dependentes. De acordo com um estudo publicado pela revista Frontiers in Psychology, essa dependência pode desencadear um vício em atividade física que, a longo prazo, pode desencadear problemas de saúde.

Os pesquisadores do estudo investigaram o conceito de válvula de escape, que geralmente é definido como "uma atividade ou tipo de entretenimento que ajuda a evitar ou esquecer situações desagradáveis ou chatas", para entender a relação entre corrida, bem-estar e dependência de exercícios.

— Desenvolver válvulas de escape é um fenômeno cotidiano, mas até agora pouco se sabe sobre as razões por trás delas e como isso pode afetar psicologicamente — diz Frode Stenseng, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, principal autor da pesquisa.

O estudo explica que entre os benefícios psicológicos das válvulas de escape estão: alívio dos pensamentos e emoções mais estressantes e menos ruminação.

No entanto, pode haver dois tipos de “fuga” por meio das válvulas de escape: adaptativa e mal adaptativa. A primeira é sair em busca de experiências positivas e também se chama autoexpansão. Enquanto a mal adaptativa busca evitar experiências negativas e é chamada de autosupressão.

No que diz respeito à implementação do projeto, a equipe de investigação recrutou 227 corredores recreativos, metade homens e metade mulheres. Eles foram solicitados a preencher questionários relacionados a três aspectos diferentes do costume que utilizam como válvula de escape e da dependência de exercícios: uma escala que media a preferência por autoexpansão ou autosupressão; outra escala de dependência de exercícios; e uma escala de satisfação com a vida concebida para medir a satisfação dos participantes no seu dia a dia.

Como resultado, os cientistas descobriram que a autoexpansão estava positivamente relacionada ao bem-estar, enquanto a autosupressão estava negativamente ligada. De qualquer forma, o estudo confirmou que a necessidade de uma válvula de escape é um fator importante que influencia o desejo de se exercitar e que abrange até mesmo os aspectos adaptativos e desadaptativos da motivação para correr.

— Ainda são necessários mais estudos para investigar as consequências da corrida como método de fuga— afirma Stenseng.

Ele acrescenta que essas descobertas podem ajudar as pessoas a analisar qual é a verdadeira motivação que as leva a fazer essa atividade física. Em caso de falta de adaptação, é necessário mudar a mentalidade de fuga para uma de aprendizagem e expansão.

Em relação a esta pesquisa, Sebastian Blasco, diretor do programa de Psicologia do Esporte da Universidade Austral e autor do livro "Por trás do atleta: realização pessoal como vitória", acredita que todas as pessoas têm uma certa dose de desejo por válvulas de escape na rotina.

— Quando não temos plena consciência do que queremos e qual é o sentido subjacente de nossa existência, a angústia nos invade. E diante disso surgem mecanismos de fuga, como o citado na pesquisa — afirma o profissional ao destacar que, quando essa atividade de fuga se torna o sentido da vida, passa a ser alienação.

Nas palavras de Blasco, o problema surge quando a pessoa recorre a essa atividade o tempo todo para não ouvir a voz de sua consciência. Também pode acontecer que, consciente ou inconscientemente, a pessoa comece a sobrecarregar sua agenda e enchê-la de atividades como forma de fuga.

— É preciso diferenciar e entender que o problema não é sair para correr e sim fazer para evitar a conexão com a essência do nosso ser — enfatiza.

Sobre a questão da vontade de correr, Nestor Lentini, especialista em medicina esportiva do Hospital Universitário Austral (HUA), explica que a prática diária de atividades físicas como correr libera endorfinas, hormônios que melhoram o humor, e que isso pode estar relacionado ao tipo de escapismo desadaptativo que algumas pessoas usam para evitar se sentir mal. No entanto, frisa que nos casos em que isso não é levado ao extremo, a corrida é uma ferramenta para combater o sedentarismo e as doenças crônicas não transmissíveis.

Por outro lado, Magali Barbara Almada, médica do esporte do HUA, concorda com os demais especialistas que usar a corrida como uma espécie de válvula de escape da realidade é algo verdadeiro que tem uma base psicológica relacionada com o estresse.

— Quando você sai para correr, libera muita tensão e passa por várias fases psicológicas — explica Almada.

Com este último, ela quer dizer que quando alguém decide dar os primeiros passos no mundo da corrida, passa por diferentes períodos. Segundo a profissional, no início existe a "fase surda" que é aquela em que a pessoa se recusa a correr e tem dificuldade para fazê-lo até que, com o passar do treino, começa a controlar a respiração, os batimentos cardíacos, e outros até que chegue ao próximo estágio. Nela, o corpo é automatizado com os movimentos que tem que fazer, então a mente começa a eliminar todo o resto.

— É como se fosse uma folha de papel em branco onde você pode planejar e pensar em milhões de coisas que só aparecem quando você está correndo e isso não acontece se você sentar com papel e caneta para pensar — detalha a médica.

Da mesma forma, Almada esclarece que não é que correr tenha um efeito viciante, mas à medida que a pessoa detecta que o seu desempenho é melhor, surge naturalmente a vontade de aumentar as variáveis da corrida e ter objetivos mais ambiciosos (correr com mais frequência, por mais tempo, inscrevendo-se em uma maratona e afins). Embora ela avise que o ideal é que tanto quem o faz de forma recreativa quanto profissional o complemente com treinamento de força.

— A maioria deles tem um treino padrão que tem, por um lado, uma combinação de corridas específicas (corridas, subidas, velocidade, distância) e, por outro lado, sessões de musculação, alongamentos e outras disciplinas como ciclismo ou natação — acrescenta Almada.

“E se eu correr todos os dias?”
— Tudo depende da distância: correr 20 quilômetros todos os dias não é o mesmo que fazer um percurso de apenas cinco quilômetros. Em geral, quando são percorridos mais de 10 km diários, surgem lesões que passam ao nível do metatarso e ocorrem fraturas por estresse — aponta a médica. Ao mesmo tempo, ressalta a importância de dosar o treino para não sobrecarregar os músculos e, justamente, evitar lesões.

Somado a isso, Almada alerta que os problemas físicos mais comuns que costumam aparecer quando o corpo é sobrecarregado pela corrida são: dores nas canelas, fascite plantar, fraturas da base do quinto metatarso e fraturas do fémur.

— Para preveni-las, é importante alternar os treinos para que os músculos descansem, usar o calçado correto, ter um bom acompanhamento médico e descansar pelo menos oito horas para se recuperar — explica.

Outro problema que exigir demais do corpo pode trazer é o cansaço extremo no dia seguinte, esse é um alerta de que você está fazendo mais do que pode. Desta forma, o esgotamento físico e mental é um primeiro padrão de alarme que em alguns casos pode desencadear insônia e amenorreia, ou seja, a falta de menstruação em mulheres.

— O esporte é saúde mas também tem limite, somos humanos e temos um limite biológico, não somos robôs. Correr 42km de maratona de uma só vez e sem a devida preparação é uma loucura absoluta — conclui Almada.

Folha PE

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem