Droga K9, que causa 'efeito zumbi', é apreendida pela 1ª vez no Ceará



Pacotes contendo 6 kg da droga K9 — também chamada de "spice" — foram apreendidos, nesta quinta-feira (11), no aeroporto de Fortaleza. A substância é uma droga 100 vezes mais potente do a THC (substância psicoativa) da maconha comum e causa um impacto devastador nos usuários, que é chamado de "efeito zumbi". A Receita Federal apreendeu também 5,5 kg de cocaína e 27 kg de substância análoga à MDMA.

As chamadas drogas K surgiram em laboratórios no início dos anos 2000, têm como base os canabinoides sintéticos, mas o termo maconha sintética é errado. A explicação é complexa, mas em suma quer dizer que o canabinoide feito em laboratório se liga ao mesmo receptor do cérebro que a maconha comum, mas em uma potência até 100 vezes maior.

Ao todo, foram apreendidos 38 kg de entorpecentes no Terminal de Cargas e Encomendas, do aeroporto. As drogas vinham de São Paulo, com destino a Fortaleza, Itapajé e Maranguape. A Receita avalia que o prejuízo aos criminosos é de aproximadamente R$ 1 milhão. A Receita disse que chamou atenção a tentativa de envio por correspondência da droga K9, sendo a primeira apreensão desse tipo de entorpecente por parte da equipe.

Cães da Receita Federal encontram droga K9 no aeroporto de Fortaleza.

A apreensão foi resultado do trabalho da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho, que frustrou a tentativa de recebimento por parte do crime organizado, via correspondências postais, de cinco encomendas.

Pacotes contendo 6 kg de spice (k9), 5,5 kg de cocaína e 27 kg de substância análoga à MDMA, foram então interceptados e confirmada a contaminação.

A Receita reforçou que o K9 é uma droga que causa uma vasta gama de complicações neurológicas e os usuários muitas vezes relatam o "efeito zumbi" e aumento de agressividade. Já o MDMA é utilizado como matéria-prima de outras drogas (ECTASY, LSD, NBome).

Durante a operação, foi importante o uso dos agentes caninos Ithor e Saymon, que entraram em ação e de forma bastante certeira sinalizaram positivamente para a presença de drogas.


G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem