Governo do Ceará promove inclusão LGBTQIA+ no mercado de trabalho



 Nesta segunda-feira (22/05), um trabalho conjunto entre as secretarias do Trabalho e da Diversidade em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) promove uma ação como parte das comemorações do mês do trabalhador. 

A Unidade de Atendimento do IDT/Sine, em Fortaleza, oferece uma programação voltada para o público LGBTQIA+ como parte do projeto Ceará de Oportunidades, que disponibiliza serviços para trabalhadores em todo o Estado.

Segundo o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, apesar dos avanços nas leis contra a homofobia, os dados ainda revelam altos índices de preconceito de gênero. “O Governo do Ceará assume a missão de combater qualquer forma de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero, sendo a criação de oportunidades de emprego e geração de renda um dos pilares para enfrentar essa questão. A Secretaria do Trabalho tem buscado parcerias para criar soluções que tragam dignidade, reconhecimento e respeito para a comunidade”, declarou.

Durante a programação estão sendo oferecidos serviços como cadastro, consulta de vagas, encaminhamento e seleção para empregos, atendimento jurídico, serviço social e psicológico. A ação conta também com a colaboração da Secretaria da Diversidade, do Centro Estadual de Referência LGBTI+ Thina Rodrigues e do Projeto Oportuniza Trans.

Conforme o presidente do IDT, Raimundo Ângelo, o público LGBTQIA+ precisa diariamente lidar com o desafio dobrado de enfrentar o mercado de trabalho, que por si só já é difícil para pessoas cisgêneras. “É inaceitável que muitas pessoas precisem esconder sua sexualidade para conseguir emprego. Nesse sentido, o IDT se compromete a buscar vagas de emprego e criar oportunidades para melhorar as condições de vida dessas pessoas”, pontuou.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem