Lula fica mais tempo fora do país do que Bolsonaro no início do mandato




Ao retornar de sua viagem a Londres, no Reino Unido, onde participa da coroação do Rei Charles III, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá passado 15 dos 127 dias de seu terceiro mandato em agendas internacionais. O número é maior do que os de Jair Bolsonaro (PL), Michel Temer (MDB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que, em cinco meses, dedicaram, cada um, 11 dias a agendas no exterior.

Lula, inclusive, ultrapassa o próprio marco de seu segundo mandato, quando, também nos primeiros cinco meses de gestão, teve oito dias de agendas internacionais. Com isso, o atual mandatário do país quebra o próprio recorde e se torna o presidente com mais dias de compromissos no exterior em pouco mais de cinco meses de governo.

Não há diferença, porém, no número de países que o atual presidente visitou entre os primeiros meses de um mandato e outro. Em 2007, de janeiro a maio, o petista passou por oito países: Equador, Suíça, Uruguai, Guiana, Estados Unidos, Venezuela, Chile e Argentina.
Giro internacional

Lula foi eleito com o discurso de que retomaria a agenda diplomática do Brasil com outros países, voltando a dar protagonismo ao Itamaraty. Desde que retornou à Presidência da República, em janeiro deste ano, Lula fez cinco viagens internacionais, passando também por oito países.

O giro internacional do terceiro mandato de Lula teve início ainda no primeiro mês do ano, quando o presidente visitou a Argentina e o Uruguai. Na ocasião, se encontrou com os presidentes Alberto Fernández e Lacalle Pou, além de ter participado da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Em fevereiro, ele esteve nos Estados Unidos, para uma reunião bilateral com o presidente norte-americano Joe Biden. No mês passado, visitou quatro países: China, Emirados Árabes, Portugal e Espanha.

Em território chinês, Lula se encontrou com Xi Jinping e assinou 15 acordos bilaterais. Durante a viagem, o presidente deu declarações vistas como “antagônicas” pelo governo dos Estados Unidos em razão da guerra entre Rússia e Ucrânia. Nos Emirados, o petista foi duramente criticado pela democracia estadunidense após ter responsabilizado os EUA pelo conflito no Leste Europeu. Nas passagens por Espanha e Portugal, Lula se reuniu com as autoridades máximas de cada país.

Na sexta-feira (5/5), o presidente deu início à sua quinta viagem, na qual teve uma agenda de dois dias pelo Reino Unido para participar da coroação do Rei Charles III. Ele também se reuniu com o premier britânico, Rishi Sunak. Ainda no mês de maio, Lula deve embarcar para o Japão para participar da cúpula do G7, entre os dias 19 e 21.
Lula vs Bolsonaro

Não fosse o terceiro mandato de Lula à frente da Presidência, o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria no mesmo patamar de Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer no que diz respeito à quantidade de dias de agendas em outros países.

Nos primeiros cinco meses de governo, tanto Bolsonaro quanto Temer e FHC, em seu segundo mandato como presidente, dedicaram 11 dias a agendas no exterior. O número de viagens de Temer e Fernando Henrique, porém, é superior ao do antecessor direto de Lula. Enquanto o emedebista e FHC estiveram em seis e cinco países, respectivamente, Bolsonaro visitou quatro nações de janeiro a maio de 2019.

Em sua primeira passagem pelo Palácio do Planalto, FHC ficou 10 dias no exterior, tendo passado por quatro países nos primeiros 127 dias de governo. Os dias dedicados à agenda internacional foram maiores do que o registrado no mesmo período do primeiro mandato de Lula como presidente, quando o petista teve seis dias com compromissos em territórios estrangeiros, com passagens por quatro nações.

De janeiro a maio dos primeiros anos de seus primeiro e segundo mandatos, a então presidente Dilma Rousseff (PT) ficou nove e quatro dias, respectivamente, em agendas internacionais. Nos dois períodos, a petista também esteve em quatro países.
Presidentes priorizam América e Europa

Do primeiro mandato de FHC até a atual gestão de Lula, os presidentes brasileiros priorizaram, nos primeiros cinco meses de governo, visitas a países de dois continentes: América e Europa.

Ao todo, juntos, os ex-presidentes visitaram 23 países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, China, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Guiana, Índia, Israel, Japão, Panamá, Paraguai, Portugal, Reino Unido, Suíça, Uruguai e Venezuela.

Nenhum deles, em seus primeiros meses de governo, deram prioridade aos países africanos. Países como Estados Unidos, Alemanha, China e Equador, foram os destinos em que os presidentes mais visitaram.



Metropoles

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem