Presídio em Itaitinga não pode mais receber mais internos após determinação judicial

 

Uma das justificativas foi a superlotação da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto, que fica em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. O local passou por inspeção e também apresentou problemas na estrutura.




A Justiça cearense determinou a interdição parcial de presídio em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Entre os motivos que levaram à decisão, estão superlotação, infiltrações em decorrência das chuvas e outros problemas.

A decisão foi motivada por inspeção na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto realizada no dia 18 de abril. O local agora está impedido do ingresso de novos internos.

Na inspeção, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE) alega a superlotação da unidade em 108% (atualmente com 1.499 internos, quando foi projetada para 944) e a precariedade no atendimento jurídico.

Ao g1 Ceará, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) disse, em nota, que a unidade, conhecida por UP-Itaitinga2, passa por reformas estruturais desde o dia 8 de março deste ano. "As obras são parte da revitalização e modernização do sistema prisional do Ceará e contam com mão de obra de pessoas privadas de liberdade devidamente capacitadas em cursos do Senai e treinadas para o trabalho da construção civil".

A pasta ainda garantiu que a suspensão da entrada de novos presos é uma ação consensualizada entre a própria Secretaria e o Poder Judiciário, "para que as melhorias da unidade ocorram sem prejuízos cotidianos aos internos que ali estão".

A previsão é que a obra completa seja finalizada "no decorrer de 2023", disse a SAP ao g1.

A corregedora-auxiliar de Presídios, juíza Luciana Teixeira, recomendou a transferência dos apenados em regime semiaberto para uma unidade adequada; regularização dos parlatórios, com acessibilidade; e que a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) apresente, no prazo de 30 dias, projeto de ampliação da sala de apoio aos advogados na unidade.

G1


Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem