Projeto de lei define forró como manifestação da cultura nacional



 Mais projeção para um ritmo musical que retrata história, estória, alegria e muita diversão. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei de autoria do deputado Zé Neto, do PT da Bahia, que reconhece o forró como manifestação da cultura nacional.


A proposta foi analisada, como relata, no Jornal Alerta Geral, o repórter Sátiro Sales, tramita em caráter conclusivo e, após passar pela CCJ, poderá seguir ao Senado. O texto recebeu parecer pela constitucionalidade da deputada Delegada Katarina (PSD-SE).


De acordo com o autor do projeto, deputado Zé Neto, o forró é importante para a identidade nacional, e a proposta celebra “essa rica expressão musical, a cultura sertaneja e o povo nordestino”.


Como justificativa para apresentação do projeto, o parlamentar relatou que o forró nasceu a partir da mistura de ritmos tradicionais da região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote moderno e canta o cotidiano do povo nordestino – seus feitos, suas dores, seus sentimentos – usando instrumentos tradicionais como o acordeão, a sanfona de oito baixos, a zabumba, o triângulo, a rabeca, o pandeiro e o agogô.

Ceará Agora

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem