STF forma maioria para derrubar decreto de Bolsonaro que reduziu integrantes de órgão ambiental

 


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta quinta-feira (18) para confirmar que um decreto editado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para reduzir a quantidade de integrantes no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é inconstitucional. A norma deixou de vigorar em fevereiro ao ser revogada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte e tem como relatora a presidente do STF, ministra Rosa Weber, que teve o voto seguido por cinco magistrados. Em dezembro de 2021, Weber tinha suspendido a norma de forma liminar (provisória).

Pelo decreto de Bolsonaro, assinado em maio de 2019, o número de integrantes do Conama foi reduzido de 96 para 23, dentre os quais dez são representantes fixos do governo federal e 13 são rotativos sorteados (cinco de estados, dois de municípios, dois do setor empresarial e quatro de entidades ambientalistas). No decreto assinado por Lula, o número de integrantes do órgão foi ampliado para mais de 100.

R7

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem