Praia de Jericoacoara
Jericoacoara é uma praia cearense que fica, aproximadamente, a trezentos quilômetros da capital, Fortaleza. Até o ano de 1985, o lugar era apenas uma isolada aldeia de pescadores, escondida entre imensas e móveis dunas. Por volta dessa época o turismo foi descoberto.
Cavada entre enormes dunas e o mar, é um dos poucos lugares no Brasil onde é possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, devido a sua localização peninsular. A duna mais próxima da vila é ritualisticamente ocupada pelos turistas para assistir ao pôr-do-sol, devido a sua grande altura e posição privilegiada frente ao mar. Ao redor da vila enormes dunas surgem e desaparecem com a constante ação do vento, popularizando o sandboard na região.
Jericoacoara conta com praias de enseada e mar calmo, de mar aberto e ondas grandes (quase propícias ao surfe) e praias rochosas. O windsurf encontra grande apelo nessas praias cuja maior extensão é de águas calmas e vento forte.
Por ter sido declarada uma Área de Proteção Ambiental (APA) e, desde 2002, transformada em PARNA (Parque Nacional) cujo órgão responsável pela gestão e fiscalização é o ICMBIO, a construção de rodovias e estradas - bem como qualquer tipo de pavimentação - é proibida em Jericoacoara. O acesso à vila é limitado pelas dunas e normalmente feito por um veículo adequado. As companhias de turismo que fazem o transporte até a cidade utilizam um ônibus comum de Fortaleza até Jijoca, onde a estrada mais próxima termina, e então uma jardineira, veículo de grande porte com tração nas quatro rodas.
Em 1984 a Praia de Jericoacoara foi considerada uma das dez praias mais bonitas do mundo pela Washington Post Magazine, do jornal americano Washington Post.[20]
Em 1997 A Praia de Jericoacoara foi cenário do filme A Ostra e o Vento, dirigido por Walter Lima Jr.
Em 1998 a energia elétrica passou a ser provida por uma rede subterrânea, substituindo os geradores que iluminavam apenas alguns pontos da aldeia.
Pedra Furada
A Pedra Furada, uma das maiores atrações da vila de Jericoacoara, é uma rocha de cerca de cinco metros de altura com um grande buraco esculpido pela ação da natureza. No mês de julho, é possível assistir ao sol se pondo "dentro" do buraco da pedra.
Lagoa de Jijoca
Formada pelo barramento das águas dos Córregos do Paraguai e do Mourão, que acontece devido da migração de dunas móveis na planície costeira, é a fonte de renda para muitos moradores e uma atração natural bem visitada. Em Agosto de 2000 foi criada a uma Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Jijoca (APA) pelo Governo Estadual, sendo o órgão responsável pela gestão da área a SEMA e o Órgão fiscalizador da área a SEMACE.
HUMOR
Fonte: Wikipedia
0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger