Toyota proíbe a revenda de um de seus modelos por um ano





A nova geração do Toyota Land Cruiser 300 (sucessor do Bandeirante) está à venda e já tem mais de 22 mil pedidos. Para adquirir o SUV, no entanto, os compradores precisarão obedecer a uma importante restrição: não poderão revender o carro durante um ano.

O motivo? Terroristas estão entre os principais interessados no veículo e usam pessoas comuns para conseguir comprá-lo.

A decisão foi tomada com base em uma investigação feita pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, que detectou que essas organizações têm interesse pelo Cruiser e pela picape Hilux devido suas características off-road (rodagem em diversos terrenos em alta velocidade e tração nas quatro rodas).

De acordo com o site Creative Trends, a fabricante estabelecerá em contrato a regra de que os clientes devem ficar com o SUV por 12 meses (tempo o bastante para que as unidades sejam monitoradas) após recebê-lo. Se o contrato for violado, o proprietário do LC300 não poderá comprar outro carro da marca por tempo indefinido.

A montadora explica que "há um risco de violar as leis de comércio internacionais e, dependendo do destino da exportação, pode levar a problemas sérios que ameaçam a segurança global."

Essas restrições serão aplicadas também para as concessionárias que revenderem o modelo. “Diversas medidas poderão ser tomadas, como cobrar multa e processar a concessionária e o cliente", diz a montadora. Além disso, será proibida a essas lojas a encomenda de novas unidades do LC300.

Há ainda outro motivo para tal procedimento: evitar que os proprietários façam a revenda do modelo para lucrar, já que há uma alta procura pelo SUV em alguns lugares.

Devido à escassez da nova geração do carro no mercado atual, a Toyota está fazendo o possível para oferecê-lo para compradores que realmente utilizarão o veículo, e essas revendas atrapalham.

Atualmente, só o Japão oferece o modelo, mas o LC300 ainda deve ser lançado oficialmente em outras regiões. Entretanto, o Cruiser não virá para o Brasil. Com o SW4 por R$ 359.790 na versão topo de linha e a possibilidade da configuração Diamond voltar às lojas, não vale a pena a Toyota apostar em um SUV mais caro.

Vale lembrar que o Land Cruiser 300 é equipado com um motor V6 diesel biturbo de 300 cv e possui tecnologias como o Monitor Multi-Terrain, que alerta o motorista sobre obstáculos em estradas escuras e o seletor automático de terreno.

Auto Esporte

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem