Candidato ao Governo do AM propõe invadir Portugal, França e Holanda: 'Pegar vocês'

 


Candidato do PSOL ao governo do Amazonas, Israel Tuyuka, único indígena que disputa o pleito estadual, defendeu a criação de universidade destinada exclusivamente para as comunidades indígenas, nem que para isso seja necessário "invadir" Portugal, França e Holanda.

"Se os portugueses invadiram o Brasil e a Amazônia, nós vamos invadir Portugal. Buscar recursos. Nós vamos invadir França, Holanda, porque vocês [europeus] vieram até aqui e pegaram as nossas coisas. Oh, europeus! 'vô' pegar vocês, hein!", disse o candidato durante debate promovido entre os postulantes ao governo estadual na quinta-feira (29), na TV Norte, filiada do SBT no Amazonas.

Na ocasião, o candidato Eduardo Braga (MDB) disse ter sido o responsável pela criação da Lei de Cotas, da qual Israel Tuyuca foi beneficiado e conseguiu se formar em medicina. Ao tomar a palavra, o político do PSOL defendeu que os indígenas tenham direito a universidade só para eles para não terem que ficar "mendigando" vagas em outras instituições.

"Quero ver meus parentes sendo graduados, pós-graduados. Assim, eles terão autonomia e protagonismo de desenvolver as comunidades indígenas, de desenvolver os territórios onde eles estão e não virão para a cidade mendigando, passando fome, não virão para a cidade para sofrer!", afirmou Israel.

Integrante da etnia Tuyuka, o psolista tem entre seus projetos de governo, além da criação de universidade para indígenas, a defesa das mulheres, LGBTQIA+, quilombolas e populações ribeirinhas.

De acordo com a mais recente pesquisa Ipec para o governo do Amazonas, Israel Tuyuka soma 1% dos votos válidos. A disputa é liderada por Wilson Lima (União Brasil), com 38%, e Amazonino Mendes (Cidadania), com 28%. Eduardo Braga aparece em terceiro, com 19%.


UOL

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem