Saiba quem é Elmano de Freitas, novo governador do Ceará




Tomou posse neste domingo (1º) o novo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). O ex-deputado estadual ficará à frente do Palácio da Abolição pelos próximos 4 anos.

Elmano de Freitas da Costa nasceu no município de Baturité. Ele é filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa.

O petista, de 52 anos, se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará e é filiado ao partido desde 1989. A sua luta social começou nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP), bem como na defesa jurídica e política do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).
Elmano de Freitas, novo governador do Ceará

Elmano foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012, obtendo quase 600 mil votos no segundo turno. Em 2013, foi eleito presidente do PT de Fortaleza. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 44 mil votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2018, foi reeleito deputado estadual com 68.594 votos.

Nas eleições de 2022 para o governo do estado, Elmano recebeu 53,90% dos votos válidos e foi eleito em primeiro turno. O segundo colocado, Capitão Wagner (União Brasil), obteve 31,88% dos votos válidos.




GC Mais

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem