Feira da Agricultura Familiar chega à Santana do Acaraú


 

Considerada a segunda maior bacia leiteira da região Norte, Santana do Acaraú recebe, nesta quarta-feira, (01), a tradicional Feira da Agricultura Familiar. O evento segue até o dia 03 de novembro com programação técnica, exposição de produtos, rodadas de conversas, além de mostra cultural com figurinos confeccionados a partir de material reciclado.

É a primeira vez que o município sedia o encontro, cujo objetivo é promover os produtos oriundos da agricultura familiar e incentivar novos negócios. “Hoje o agronegócio é a maior potência do município, inclusive, somos destaque na pecuária leiteira, bovinocultura e caprinocultura”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município, Arlene Farias. A produção leiteira chega a 12mil litros de leite/dia. O leite é vendido às fábricas de laticínios para a produção de produtos e seus derivados.

Agricultura sustentável

Apesar do potencial dos produtores de Santana do Acaraú, um dos desafios é incentivar a permanência dos produtores rurais na região. Para o técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Rithiele Dantas, é preciso conscientizar a nova geração sobre a agricultura sustentável.

“A nova forma de se fazer agricultura sem prejudicar o meio ambiente é possível e rentável. A partir da readequação de manejo, da troca de culturas, da preservação das abelhas nativas e de várias outras técnicas é possível migrar da agricultura tradicional para a agricultura sustentável”, explica Rithiele.

Um dos desafios, segundo o especialista, é o acesso à mecanização agrícola adequada para a caatinga. “Precisamos de ferramentas diferentes das que são utilizadas em outras regiões em virtude da nossa condição do solo, dos nossos tipos de plantas e da escassez hídrica”, avalia Rithiele Dantas.

Para a coordenadora do Instituto Future, Edna Câmara, a sustentabilidade é um pilar importante para a Feira. “A ideia é pensar e compartilhar atividades agrícolas sustentáveis sem prejudicar o meio ambiente e conservando a biodiversidade”, ressalta Edna Câmara.

 

A Feira da Agricultura Familiar do Ceará é uma promoção do Instituto Future, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú, assim como dos patrocínios do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Banco do Nordeste.

 

Serviço

Feira da Agricultura Familiar de Santana do Acaraú | Ceará

Quando: 01 a 03 de novembro de 2023

Onde: Av. São João. Santana do Acaraú.

Hora: 8h

Evento gratuito e aberto ao público

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem