Ceará: Polícia Civil cumpre mandado em desfavor de hacker suspeito de invadir páginas de órgãos estaduais e municipais



A PCCE chegou até um alvo investigado por hackear páginas oficiais de órgãos de sete estados da federação



Uma investigação de inteligência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou, na manhã desta quarta-feira (3), no cumprimento de um mandado de busca e apreensão em desfavor de um homem, de 18 anos, investigado por hackear páginas de órgãos estaduais e municipais dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe e Tocantins. A ofensiva policial ocorreu no município de Cascavel – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. Aparelhos eletrônicos, notebook e um celular foram apreendidos por equipes da Polícia Civil.

As investigações coordenadas pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio do Departamento de Inteligência (DIP) e do Núcleo Operacional (NO) do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), foram desencadeadas após um grupo de hackers atacar sites governamentais.
Diante dos fatos, a PCCE representou pela medida cautelar que foi acatada pelo Poder Judiciário. Durante o cumprimento da ordem judicial, as equipes apreenderam o notebook e o celular do alvo. Os equipamentos serão periciados. A PCCE segue com as investigações acerca do caso, para identificar outros indivíduos envolvidos na ação criminosa.
Modalidade do ataque

A modalidade do ataque aos sites é conhecida como “defacement”, uma espécie de pichação virtual na qual o invasor explora vulnerabilidades do site para alterar as informações exibidas aos usuários.

A ação rendeu à época prestígio aos hackers no mundo do cibercrime, embora não tenha permitido o controle total do site atacado.
Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-7586, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). O sigilo e o anonimato são garantidos.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem