‘Celular Seguro’ chega à marca de mais de 10 mil bloqueios de aparelhos em menos de um mês

 


Com mais de 1,1 milhão de usuários cadastrados, o programa “Celular Seguro”, do Ministério da Justiça, alcançou a marca de 10.369 bloqueios referentes a perdas, roubo ou furto de aparelhos desde que entrou no ar, em dezembro do ano passado. A ferramenta permite inutilizar o celular e também traz a opção de incluir pessoas de confiança, que podem pedir o bloqueio e solicitar informações.

Segundo o governo, com o bloqueio do aparelho, ele não servirá para revenda. Atualmente, o número de telefones cadastrados é de pouco mais de 900 mil, de acordo com o ministério. Essa diferença entre a quantidade de aparelhos e usuários ocorre porque há pessoas que se cadastraram no sistema pelo registro Gov.br, mas deixaram para informar o número de celular e de contatos de confiança em um momento posterior. Segundo o governo, isso já era esperado.

O programa não limita o cadastro de número, entretanto, eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja concluído. O titular ainda poderá indicar quais pessoas estarão autorizadas a efetuar bloqueios, caso o aparelho seja roubado, furtado ou extraviado.

Para o governo, a iniciativa oferece um caminho simplificado para bloquear as informações do aparelho celular, como aplicativos bancários, lista de contatos e fotos. O governo espera que também as empresas de telefonia comecem a efetuar o corte das linhas telefônicas a partir de fevereiro.

Desbloqueio

O Ministério da Justiça reforça que o “Celular Seguro” não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio e só deve ser utilizado em casos de emergência. Caso o aparelho seja recuperado, o usuário deve entrar em contato com a operadora, com os bancos e outros fornecedores de serviços.

R7

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem