MPF abre inquérito contra Kwai por suposto conteúdo falso

 


O MPF (Ministério Público Federal) informou nesta 5ª feira (18) ter instaurado um inquérito civil público para investigar a conduta da rede social Kwai no Brasil. A suspeita é que a plataforma, de origem chinesa, esteja promovendo conteúdos e perfis falsos para criar maior engajamento. Eis a íntegra do documento (PDF – 1 MB).

Segundo o órgão, a investigação foi aberta com base em denúncia anônima recebida pelo MPF e também depois de notícias sobre a estratégia da plataforma.

“Há indícios de que postagens na rede com informações inverídicas e apelativas sejam produzidas não por usuários regulares do Kwai, mas pela própria plataforma –diretamente ou por meio de empresas de publicidade por ela contratadas, sem qualquer identificação de sua origem”, disse o MPF, em nota.

Segundo o órgão, a investigação terá 3 frentes:

-a suposta criação de perfis falsos de órgãos e autoridades públicas brasileiras no Kwai, como se fossem páginas oficiais;
-a produção e circulação de notícias falsas na rede social, sobretudo durante a eleição de 2022, para aumentar audiência;
-e a veiculação de vídeos com atos de violência contra mulheres e exposição indevida de crianças e adolescentes.

A empresa Joyo Tecnologia Brasil, responsável pelo Kwai no país, e empresas de publicidade que prestam serviços à plataforma foram oficiadas para prestar esclarecimentos e preservar materiais relevantes para a investigação, como documentos, gravações, vídeos e outros.

É a 1ª vez que uma plataforma de rede social é investigada não por intermediar conteúdos falsos, mas por produzi-los diretamente.

A responsável pela investigação é a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo, que já conduz apurações sobre outras 7 plataformas por supostas omissões no combate à desinformação e à violência digital.

O Poder360 procurou por e-mail a assessoria de imprensa da Joyo Tecnologia Brasil, responsável pelo Kwai no Brasil. Até a publicação deste texto, não obteve resposta. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Poder 360

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem