Psol lança pré-candidatura de Maya Eliz à Prefeitura de Fortaleza




A professora Maya Eliz anunciou nesta quinta-feira, 18, sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza para as eleições de 2024 pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Com o nome colocado a disposição para o pleito, caso seja confirmada, esta pode ser a primeira vez que uma candidata trans concorre ao cargo na cidade.

“Fortaleza possui uma necessidade de mudança radical na administração da cidade. Nossa candidatura transcende as barreiras tradicionais, trazendo questões sociais, de gênero, diversidade e raça para o centro do debate político em Fortaleza, lançando luz para a mudança, inclusão e justiça social”, disse.

Ativista LGBTQIAPN+, a professora, que tem formação em Ciências Biológicas e é doutoranda em Educação, tem um histórico de luta e defesa por uma educação de qualidade, assim como pelos direitos humanos. Sua trajetória é marcada pelo ativismo e comprometimento com as causas sociais e ambientais.

Para a cidade, Maya propõe um debate amplo com propostas por uma educação mais diversa e inclusiva, fortalecimento do circuito cultural e investimento nas artes, assim como uma reforma da Guarda Municipal para “garantir a segurança com humanidade e respeito”. Segundo ela, o município necessita de uma revitalização do sistema de transporte público, tornando-o eficiente e acessível, assim como a ampliação dos serviços de saúde e educação, com foco na equidade.

Ela pondera que, na atual gestão municipal, há “problemas” na elaboração de políticas públicas, as quais considera “excludentes”, definindo sua pré-candidatura como um símbolo de uma “luta mais ampla por representatividade e inclusão na política brasileira”.
Pré-candidaturas

Com o anúncio de Maya pelo Psol, a Capital chega a dez pré-candidaturas para as eleições municipais de 2024. O Partido dos Trabalhadores (PT) é a legenda com mais políticos colocados à disposição. São eles: a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão; os deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio; além do assessor de Assuntos Municipais do Governo do Ceará, ex-deputado Artur Bruno.

O atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), já afirmou que seu nome está à disposição do partido. O ministro da Previdência e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, ressaltou que a cidade é uma das prioridades da legenda e defendeu a gestão do companheiro de partido: “Tem tudo para ganhar no 1º turno”

No segmento dos partidos conservadores, três pré-candidaturas foram lançadas. O atual secretário da Saúde de Maracanaú, ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), se coloca à disposição para disputar, pela terceira vez, o Paço Municipal de Fortaleza. Além dele, o deputado federal André Fernandes (PL) e o senador Eduardo Girão (Novo) também apresentaram seus nomes.




O Otimista

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem