Dois casos da variante ômicron são identificados no Brasil, informa Anvisa


 A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou sobre a identificação preliminar de dois casos da variante ômicron do coronavírus no Brasil. De acordo com a agência, trata-se de dois brasileiros que apresentaram resultado positivo após testagem realizada pelo laboratório Albert Einstein, mas uma nova análise laboratorial confirmatória será realizada.

Segundo o órgão, a testagem foi feita porque uma das pessoas havia chegado da África do Sul. Ele desembarcou no aeroporto internacional de Guarulhos no dia 23 de novembro, com exame de RT-PCR negativos. Mas, como iria voltar ao país, procurou o laboratório localizado no mesmo aeroporto dois dias depois, em 25 de novembros, na companhia de sua esposa.

"Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo", diz a nota da Anvisa.

Com o resultado positivo, o Albert Einstein realizou o sequenciamento genético das amostras, com notificação à Agência ontem. Hoje, informou ao órgão que, em análises prévias, foi identificada a variante.

Agora, o material será enviado ao Instituto Adolfo Lutz para confirmação. A Anvisa informou, ainda que, que oficiou o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre o caso "para adoção das medidas de saúde pública pertinentes".

"A Agência ressalta que a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23/11, ou seja, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial de Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24 de novembro", destaca.

A ômicron já foi detectada em pelo menos 12 países e foi considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como "variante de preocupação". Ainda não se sabe se ela é mais transmissível ou mais letal que as demais mutações do novo coronavírus.


Via UOL


Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem