Ceará: Conta de luz pode aumentar em 11%, diz Sindienergia

 


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou que o reajuste a anual deve acontecer dentro de 30 dias no Ceará.

De acordo com especialistas do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), o aumento neste ano deva ser na ordem de dois dígitos, ficando, possivelmente, em torno 11%. No ano passado, o reajuste médio aprovado havia sido de 8,95%.

Entre os motivos da alta do preço estão a crise hídrica de 2021, e as dívidas acumuladas pela Aneel junto às distribuidoras e devido à compra de energia termelétrica para suprir a demanda de energia no período de maior escassez no ano passado.

Para o presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz, apesar de vivenciarmos uma transição energética no País, utilizando, cada vez mais, fontes como eólica e solar, a dependência da geração advinda das hidrelétricas ainda é muito alta.

“Hoje, solar e eólica representam, juntas, 13,8% na nossa matriz energética e cerca de 57% da energia gerada no país ainda advém das hidrelétricas, uma fonte de energia limpa, mas limitada e dependente de boas chuvas”, diz Queiroz.

Segundo ele, a solução para situação energética brasileira seria o desenvolvimento mais rápido de outras fontes de energia abundantes, como eólica e solar.


Focus Jor

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem