Secretária de cultura de Uruburetama pede afastamento do cargo


A secretária de Cultura e Turismo do município de Uruburetama, Fernanda Carneiro, pediu afastamento do cargo alegando problemas emocionais. A informação foi confirmada pela Prefeitura do município nesta quarta-feira, 22. No último domingo, 19, a ex-titular da pasta interrompeu a apresentação da quadrilha "Trem Maluco", alegando se tratar de "macumba"

O episódio vem sendo investigado pela Polícia Civil do Ceará e pelo Ministério Público.Em comunicado, a Prefeitura informou que a solicitação do afastamento ocorreu nessa terça-feira, 21, e desde a data a ex-secretária não está mais à frente das funções da pasta. “Viemos através deste informar que na data do dia 21/06/22, a secretária de cultura e turismo do município de Uruburetama, solicitou seu afastamento do cargo, alegando problemas emocionais”, diz.

Nesta quarta-feira, 22, duas investigações foram iniciadas para apurar o caso. O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da promotoria de Justiça de Uruburetama, deu prazo de dez dias, a contar desta quarta-feira, 22, para a Prefeitura e a titular da pasta prestarem esclarecimentos.

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) apura um possível crime de intolerância religiosa. A Delegacia de Uruburetama está à frente das investigações.

Secretária chama apresentação de "macumba"

No último domingo, 19, durante apresentação da quadrilha Trem Maluco, a então secretária de Turismo e Cultura do Município de Uruburetama, Fernanda Carneiro, interrompeu a apresentação alegando se tratar de “macumba”. O tema da quadrilha era sobre a história de vida de Santa Dulce dos Pobres, também conhecida como Irmã Dulce, da Bahia.

De acordo um dos organizadores do evento, que preferiu ficar em anonimato, ao observar que havia uma ala de baianas, a gestora mandou parar a apresentação. “Dizendo que era uma falta de respeito trazer 'macumba' para dentro de uma festa religiosa”, disse.

Ainda segundo o organizador, um dos integrantes da quadrilha tentou acalmá-la, mas sem sucesso. “Ela ficou dizendo que queria que parasse, pois quem mandava ali era ela”, relata.

Nas redes sociais, a quadrilha junina Trem Maluco publicou uma nota de repúdio às ações da secretária. "As religiões de matrizes africanas são parte da nossa história e da nossa cultura, precisamos entender e respeitar assim como qualquer outra prática, basta de toda ignorância e intolerância", afirmou o grupo.

A Prefeitura de Uruburetama também emitiu uma nota pedindo desculpas. Na publicação, a entidade solicita uma conversa com o grupo que faz parte da organização da quadrilha para “amenizar o desconforto entre as partes envolvidas direta e indiretamente”


O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem