Brasil autoriza que navios de guerra do Irã atraquem no porto do Rio




A Marinha do Brasil autorizou a visita de dois navios de guerra do Irã ao porto do Rio de Janeiro entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março. A visita estava marcada para o final de janeiro, mas acabou sendo adiada.

De acordo com portaria publicada nesta sexta-feira (24/2) no Diário Oficial da União, os navios Iris Makran e Iris Dena têm permissão para aportar e as tripulações das duas embarcações estão liberadas para “desembarque e convívio social” desde que atendidas as normas sanitárias locais.

O Iris Makran é um porta-helicópteros com 228 metros de comprimento e 42 metros de largura. É a maior embarcação militar do Irã, convertida a partir de um petroleiro. O Iris Dena é uma fragata com 95 metros de comprimento e 11,1 metros de largura. Ambos partiram da República Islâmica do Irã em setembro de 2022.

Em nota enviada à coluna, a Marinha do Brasil explicou que “o processo de concessão de autorização de navios estrangeiros de Estado para trânsito em Águas Jurisdicionais Brasileiras e visita a portos nacionais é iniciado com uma solicitação da Embaixada estrangeira, do país que o navio pertence, ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), onde constam alguns dados operacionais e o período desejado no porto”.


“Apenas após a autorização do MRE e considerando as possibilidades logísticas para a visita, a MB emite um documento oficial que é publicado no Diário Oficial da União, que, em suma, concede a autorização solicitada”, observa a nota da Marinha. O despacho é assinado pelo vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, vice-chefe do Estado-Maior da armada brasileira.




Metropoles

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem