Ceará: Professores se reúnem, nesta semana, em busca da garantia do piso salarial; Categoria exige pagamento retroativo

 


A semana começa com expectativas para os professores da rede pública do Ceará que estão em busca da garantia do piso salarial. Nesta semana a categoria se reunirá com representantes do Governo do Estado. A informação é do Sindicato APEOC, que representa os servidores públicos das Secretarias de Educação do Estado e dos municípios. De acordo com o sindicato, a reunião final de negociação acontecerá na próxima quarta-feira, dia 1º de março, e contará com representantes das Secretarias da Educação, da Fazenda, do Planejamento e Gestão e da Casa Civil. 

A pauta principal da mesa de negociação é a concessão do reajuste do piso do magistério estabelecido pelo Ministério da Educação, de 14,95%. A categoria exige que o pagamento seja feito retroativo a janeiro. Além disso, outras demandas serão discutidas como a revisão da tabela vencimental dos trabalhadores da educação não docentes; a convocação dos 632 aprovados remanescentes do concurso de 2018; o pagamento das promoções e prêmios ainda devidos de 2019 e 2020; e a revisão da taxação dos aposentados, que evitaria o desconto para 90% dos profissionais.

Os professores solicitam que o reajuste de 14,95% seja aplicado em toda a carreira, desde o salário inicial até os demais níveis; e seja extensivo a profissionais efetivos, ativos, aposentados ou temporários. Em Fortaleza, o reajuste salarial de 14,95% foi concedido pela prefeitura no início deste mês de fevereiro, após mais de 10 dias de paralisação das atividades dos docentes.

capital foi uma das 103 cearenses que já anunciaram ou concederam o reajuste, conforme a Apeoc. Em janeiro deste ano, o ministro da Educação, Camilo Santana, assinou a portaria que estabeleceu o novo piso do magistério. O rendimento dos profissionais passa de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. O valor do piso é a base do vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio, na modalidade normal, com jornada de 40 horas semanais.


Ceará Agora

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem