A cultura libanesa no Nordeste

 

HISTÓRIA 



Fugidos do Império Otomano, muitos libaneses de refugiaram no Nordeste onde deixaram uma marca profunda em diferentes estados nordestinos. 

Chamados genericamente de " turcos", longe de uma cultura cosmopolita, os libaneses que se instalaram no Nordeste, mesmo no início do século XX, apresentaram uma integração maior com o povo local. Em vez de Kafta, carne seca na brasa; no lugar de Baba-ganuj, macaxeira cozida, farinha de mandioca e não Keshk; óleo de babaçu em vez de azeite de oliva. 

Em Floriano, interior Piauiense, os libaneses reformularam muito das relações comerciais da cidade. Em Ilhéus, a situação não foi muito diferente. A cultura cacaueira baiana atraiu vários libaneses, o encontro desses imigrantes com a roça de cacau se deu através da mascatagem. Os sobrenomes Atalla, Bacil, Ocké, Midlej, Darwich, Maron, Zaidan, Baracat, Daneu, Kalid, Ga-nem, Bichara, Dieb, Chalhoub, Hage, Habib, Chauí, Bitar, Halla, Abijaude, Zugaib, Gedeon são alguns exemplos que povoam a região do sul da Bahia e ao mesmo tempo são referência quanto ao comércio, a culinária, a cacauicultura, comprovando o processo de assimilação ocorrido nas terras de São Jorge dos Ilhéus.

No Ceará os libaneses formaram uma intensa rede comercial na Capital e no interior. Mercadorias, tecer contatos com comerciantes, tanto patrícios como locais, compreender o funcionamento do comércio urbano (empréstimos, promissórias, créditos) e visualizar espaços de atuação. Muitos libaneses após alguns anos de mascateação, procuraram estabelecer-se em locais de maior movimentação.

Na imagem Raimundo Fagner, filho do imigrante libanês José Fares Haddad Lupus.

Referências:

- FRANKLIN, Ruben Maciel. Galegos, imigrantes e comerciantes: sírio-libaneses no Ceará (1888-1930). ANAIS DO XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: HISTÓRIA E ÉTICA, 2009.

- SANTOS, Maria Luiza Silva. As influências das interações étnicas na formação da cidade de Ilhéus/Bahia. Interações (Campo Grande), 2006, 8: 71-75.

- MAGALHÃES, Marcelo Vieira. OS OLHARES DA ALTERIDADE: OS SÍRIOS E LIBANESES E SUAS FORMAS DE SE REPRESENTAR E SER REPRESENTADO. Embornal, 2012, 3.6: 135-155.


Cultura Nordestina 

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem