Câncer de útero: estudo mostra maior risco em mulheres que alisam o cabelo

 


Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que mulheres que usam produtos químicos para alisamento capilar apresentam um risco ligeiramente maior de desenvolver câncer de útero do que aquelas que não alisam o cabelo.

Embora não tenha sido comprovada uma relação causal entre os produtos químicos e o câncer, o estudo mostrou que eles podem aumentar o risco da doença. Os pesquisadores acompanharam um grupo de 34 mil mulheres por mais de 10 anos. O câncer uterino é o sétimo mais comum entre mulheres no Brasil, e é mais comum após a menopausa. Mulheres que fazem alisamento capilar com frequência devem evitar substâncias tóxicas, como o formol, que é proibido no Brasil.

O estudo destaca que o fator de risco aumenta muito em pacientes que relataram ter feito alisamento mais de quatro vezes nos últimos meses. O aumento no risco entre as mulheres que fizeram alisamentos com menos frequência não foi considerado significativo pelos pesquisadores.

Os casos de câncer uterino têm aumentado em vários países nos últimos anos, especialmente entre mulheres negras e de origem latina. A ideia da pesquisa foi baseada em um dos principais fatores de risco para o câncer uterino: o desequilíbrio hormonal, principalmente de estrogênio e progesterona.

Por Patrícia Figueiredo/ Agência Einstein.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem