Ceará tem 62 açudes sangrando e bate recorde dos últimos 12 anos

 


Reserva hídrica atual corresponde a 47,68% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh.

O Ceará tem atualmente 62 açudes sangrando, o maior número de açude com capacidade máxima nos últimos 12 anos, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Com as cheias, a reserva dos açudes passou de 5,8 bilhões de metros cúbicos, no dia 1º de fevereiro, para 8,74 bilhões metros cúbicos nesta terça. A reserva hídrica atual corresponde a 47,68% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados.

A previsão da Cogerh é que o número de açudes sangrando no Estado aumente nos próximos dias, já que 11 reservatórios estão acima de 90% de sua capacidade. Entre os reservatórios que devem sangrar até o fim da quadra estão os açudes Catucinzenta, Curral Velho, Desterro, Faé, Fogareiro, Gavião, Jatobá II, São José III, Taquara e Tatajuba.

As regiões de Coreaú, Litoral e Baixo Jaguaribe estão acima de 95% das suas capacidades de armazenamento. A região do Acaraú já ultrapassou 90% de armazenamento.

Já a região hidrográfica do Banabuiú atingiu o percentual de 36%, superando o ano de 2013. No início da quadra chuvosa, a região registrou pouco mais de 8% de recarga hídrica. Hoje existem seis açudes sangrando na região.


G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem