Dia dos Povos Indígenas: professores falam dos desafios para valorização das escolas indígenas, no Ceará



 O Ceará tem 14 povos indígenas e 39 escolas que trabalham um modelo de educação focado na manutenção da cultura desses povos. Apesar das características de cada povo e cada instituição, alguns problemas se apresentam em comum: a desvalorização da modalidade. Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, professores e lideranças dos povos originários cearenses reforçam o pedido por melhorias no processo educacional.

A Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) explicou que, no estado, o processo de constituição das escolas indígenas começou no final da década de 1990, com a luta das diferentes etnias indígenas. Além das escolas na rede estadual, há quatro instituições das redes municipais de ensino de Maracanaú e Caucaia e uma creche localizada em Itapipoca.

“Eu acho que o problema não é nem só do Ceará. Acho que os maiores desafios da gente, pois não ter passa a ser uma dificuldade, é a ausência de um sistema próprio de educação, onde a educação indígena seja mais valorizada”, comentou Itamar Tremembé, liderança e professor indígena.

“Nós estamos no meio desse bolo onde as nossas peculiaridades, muitas vezes, não são bem vistas — ou vistas de jeito nenhum —, não é valorizada, é tratada a grosso modo”, destacou.

A Educação Escolar Indígena é assegurada na Constituição Federal Brasileira de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) que assegura às comunidades indígenas o direito à educação diferenciada, específica e bilíngue.

“Quando a gente aderiu à educação escolar indígena, a gente não pensou em tratar a escola como uma escola convencional. A gente sempre pensou no modelo de escola que viesse a favorecer os nossos ensejos, sobretudo o repasse da cultura, os valores que são importante para nós”, complementou Itamar.


G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem