Do Preá para o mundo: Quintal do Denis é referência na culinária cearense no Brasil



 De garçom a dono de um restaurante conhecido no Brasil inteiro, Denis Dias, 31, natural de Preá, no litoral do Ceará, trabalhou desde o início de sua vida profissional servindo mesas nas pousadas e nos restaurantes da cidade turística, até que um jantar no quintal de casa mudou o seu destino.

Em 2020, Denis recebeu um amigo, vindo de Goiás. Surpreso com a comida, ele passou a incentivar que o cearense abrisse seu próprio restaurante. Assim, por ter grande relação afetiva com a cozinha, decidiu abrir o próprio negócio buscando uma renda extra. E foi desta forma que surgiu o Quintal do Denis.

Conforme relatou ao O POVO, o começo do novo negócio foi difícil e improvisado. No local, existia apenas uma mesa e um ponto de luz debaixo de um cajueiro. Aos poucos, com sua mãe na cozinha e sua esposa no trato com os clientes, o Quintal passou a ganhar cada vez mais público e renome na região.

A expansão do negócio contou com ajuda de inúmeras pessoas: pratos, garfos e até copos foram emprestados e doados por amigos, enquanto o pai ajudou cedendo uma mesa. Dois anos depois da inauguração, já sendo reconhecido como um dos pontos importantes da cena gastronômica de Preá, o restaurante recebeu diversos clientes famosos, entre eles, Luciano Huck.

O apresentador da TV Globo gostou tanto do Quintal do Denis que decidiu voltar e apresentar o estabelecimento ao Brasil em seu programa dominical. Luciano reformou o restaurante de Denis, transformando o pequeno quintal de casa em um restaurante de alto padrão, à altura da gastronomia de Denis e sua mãe, que disse não imaginar que o restaurante cresceria tanto em tão pouco tempo.

O POVO - Quando começou seu interesse pela área da gastronomia?

Denis Dias - O meu interesse pela gastronomia começou quando trabalhava de garçom. Um dia entrei na cozinha para ajudar um cozinheiro e nunca mais quis sair, me apaixonei pela gastronomia.

OP - Como surgiu a ideia de um restaurante no quintal de casa? E quais foram os maiores desafios para realizá-lo?

Denis - A partir de um hóspede de uma pousada local. Ele veio na minha casa conhecer e jantou comigo, comeu minha comida e disse que eu tinha que abrir um restaurante porque a minha comida era muito boa, disse para eu pensar nessa ideia. Então primeiramente foi difícil, porque eu não tinha nada: não tinha dinheiro, não tinha um lugar para abrir, não tinha nada para começar. Então surgiu a ideia de abrir no quintal, primeiramente para atender os amigos e conhecidos. A gente começou a usar a louça da gente e com uma mesa. Quando o cliente vinha comer, a gente descia a mesa, que era a mesa da gente de casa, e atendia o cliente embaixo, no quintal. O quintal, na época, não tinha nada, só tinha bagunça e tinha mato, a gente limpou um pedaço do quintal, embaixo do cajueiro que tinha aqui, e começamos atender com uma luzinha.

OP - Você chegou a encontrar novamente a pessoa que deu a ideia inicial do restaurante?

Denis - Almir se tornou muito meu amigo, ele também me ajudou financeiramente, pois na época não tinha dinheiro para comprar nem uma cervejeira. Agradeço muito a ele, sempre que ele vem eu agradeço. Sem ele e sem algumas pessoas que estiveram com a gente, isso não seria possível.

OP - Por que você acha que o Quintal cresceu de maneira tão rápida?

Denis - As pessoas sempre elogiam a comida, falavam do ambiente, que era bem rústico, o fundo do quintal era a alma da gente, nossa essência. A gente não vendia só a comida, vendia a experiência, falavam que ia dar muito certo.

OP - Como foi a experiência de ter participado do programa do Luciano Huck? E qual foi o impacto no seu negócio?

Denis - O Luciano Huck veio jantar com a gente e gostou. Só em ter vindo jantar com a gente, sem ter feito a reforma, já foi um grande up para nós. Tiramos foto com ele e postou, então todo mundo começou a visar mais o restaurante. Depois da reforma foi uma surpresa muito grande, sonho realizado, deu um boom no restaurante mais ainda, o movimento triplicou, a nossa demanda está sempre maior, feriado, final de semana sempre muito bom. Agradeço muito a Deus primeiramente, depois minha família, que esteve sempre comigo, minha mãe e minha esposa.

OP - Quais são seus planos para o futuro do Quintal do Denis?

Denis - Planos para o futuro são aumentar minha cozinha e tentar manter o padrão dos meus funcionários, vou ampliar a cozinha, a área de espera e a área de lazer, vou dar mais conforto para meus clientes. Tenho muitos planos ainda que Deus vai ajudar a fazer e, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Essa (alta) temporada começa em junho, quando começa o movimento de volta, a gente está com uma expectativa muito grande. 

A gente vai sentar junto com alguns parceiros para saber o que vamos fazer, fazer alguma lojinha com sobremesa dentro para terceirizar, estamos estudando muito isso. Agora é a época que dá uma parada no movimento, a época que a gente vai se organizar para na temporada a gente estar com tudo.


O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem