Governo do Estado inaugura a 206ª brinquedopraça do Mais Infância Ceará, em Itapipoca



Mais um passo dado para um Ceará com mais espaços para as crianças e toda a comunidade. A governadora em exercício, Jade Romero, inaugurou, nesta sexta-feira (14), uma brinquedopraça e uma academia ao ar livre no município de Itapipoca. A cerimônia contou ainda com a presença da secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana; do superintendente de Obras Públicas do Ceará, Quintino Vieira; e do prefeito da cidade, Felipe Souza Pinheiro.

A governadora em exercício e secretária das Mulheres, Jade Romero, ressaltou a importância que ambientes como este têm para o dia a dia das famílias cearenses.

“Para mim é uma alegria entregar esses equipamentos. Que aqui vocês possam ser felizes, como família no geral. Esse é o nosso objetivo, porque o brincar é importante, principalmente, para preservar o direito de nossas crianças. Esses espaços são espaços de paz, [espaços] da comunidade. Porque tudo, todos os sonhos, começam em equipamentos como este”, pontuou a governadora em exercício. Jade Romero também destacou sua gratidão ao povo de Itapipoca.

Equipamento de responsabilidade da SPS, esta é a 206ª brinquedopraça entregue pela secretaria, no Estado, por meio do programa Mais Infância Ceará. A secretária Onelia Santana, acredita que equipamentos assim fortalecem laços familiares.


“Não adianta prefeito e governador trazerem o melhor equipamento, se os pais não estiverem nesse pacto bom a gente. Nossas crianças precisam da conversa amiga, fraterna, do olho no olho. Elas não precisam presenciar violência, elas precisam de espaços como este. Com essa brinquedopraça, vem nosso sentimento de querer o melhor para nossas crianças”, pontuou a secretária.

Em mais essa ação do Governo do Ceará, de promoção de lazer e socialização infantil e comunitária, desta vez os equipamentos beneficiarão 13.700 pessoas diretamente, em uma área de 350 m², no centro da cidade. Dentre essas pessoas, estão Maria Elisa e o pequeno Pedro, de quatro anos, que amaram o espaço.

“Ter um lugar assim sempre é bom, porque a gente tem pra onde levar a criança para brincar, fica em um canto central e ainda é de graça”, comemorou Maria.

Quem também resolveu ir conhecer o novo espaço, logo no dia de sua inauguração, foi Jaqueline Rodrigues, professora e mãe da Maria Thaila, de oito anos. “Um espaço como esse é muito importante, porque ter um lugar assim na praça para levarmos nossas crianças ajuda a tirar elas de celular, tablet, notebook e as traz para o convívio. Para interagir com outras crianças e ajudar até mesmo no desenvolvimento motor”, pontuou a professora. “Eu só tenho que agradecer por um espaço desse ser entregue ao povo de Itapipoca”, completou.

Juntos, os equipamentos somam investimentos estaduais de R$ 225.324,35 em intervenções estruturais e instalação de aparelhos esportivos e brinquedos.

“Nós representamos um projeto de espaços de paz, de fraternidade, de empatia e de companheirismo. É um projeto que pensa nas pessoas. Lutaremos por espaços assim em nossas praças, em todas as nossas praças”, destacou o prefeito de Itapipoca, Filipe Pinheiro. “Acreditamos que temos que proporcionar às nossas crianças espaços para brincar, aprender e interagir”, completou.
Estrutura

A brinquedopraça conta com gradil, piso emborrachado anti-impacto e playground de madeira de eucalipto, com sete brinquedos para a criançada.

A academia ao ar livre reúne dez aparelhos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural, como simuladores de bicicleta, de caminhada, de cavalgada e esqui, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo e multi exercitador seis funções, além de estação para cadeirante e placas de orientação.
Programa Mais Infância

Pelo Programa Mais Infância, ligado à SPS, já foram inaugurados 544 equipamentos. Entre eles, estão os 120 CEIs; as 206 brinquedopraças; as 150 Brinquedocreches; 32 Praças Mais Infância; 22 Núcleos de Estimulação Precoce; duas Fábricas do Mais Nutrição; seis estações do Praia Acessível; quatro Complexos Mais Infância; uma Cidade Mais Infância; um Espaço Mais Infância e um Espaço na Biblioteca Pública Estadual do Ceará.
Caminhão Cidadão

Quem também está na cidade, reforçando essa parceria do Governo do Estado com o município de Itapipoca, é o Caminhão Cidadão. A unidade móvel da Secretaria da Proteção Social oferece serviços de emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais, e orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital).

Presente na Praça Matriz de Itapipoca desde a última terça-feira (11), permanece no município até este sábado (15). Até o momento já foram atendidas cerca de 300 pessoas e efetuados 450 pedidos de novos documentos.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem