Queda de satélite provoca sinal luminoso no céu da Ucrânia

 


Autoridades do país informaram que o fenômeno foi causado pela queda de um satélite da Nasa



A administração de Kiev informou que um satélite da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, caiu na capital ucraniana nesta quarta-feira (19). A trajetória do objeto teria sido o motivo de um sinal luminoso que causou especulações nas redes sociais

"Por volta das 22h (16h de Brasília) de 19 de abril, observou-se no céu de Kiev o lampejo brilhante de um objeto aéreo. Segundo a informação preliminar, o fenômeno foi resultado da queda de um satélite da Nasa na Terra" declarou o chefe da administração militar da cidade, Sergiy Popko, no Telegram.

O fenômeno foi avistado em um dia que estava programada a queda na Terra da espaçonave aposentada RHESSI (abreviação de "Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager"), segundo a Nasa. O equipamento de geração de imagens de energia solar foi desativado em 2018.


As estimativas indicavam que o satélite, que pesa cerca de 300 quilos, deveria colidir com a Terra por volta das 22h30min no horário de Brasília. A agência espacial não revelou qual a zona de impacto do satélite.

Em um comunicado, a Nasa afirmou que existe baixa possibilidade de danos a pessoas com a queda do objeto, pois era esperado que a maior parte da espaçonave queimasse devido ao atrito com atmosfera. Até o momento, a agência não confirmou que o objeto flagrado nas imagens é o equipamento desativado.

A espaçonave foi lançada em 2002 com a missão de obter imagens dos elétrons de alta energia que carregam grande parte da energia liberada nas explosões solares.

Gaucha ZH

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem