Robério Monteiro visita Sala de Situação da ANA, responsável pelo Monitor das Secas

 


Em Brasília, o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, e o secretário executivo da pasta, Ramon Rodrigues, visitaram a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para conhecer a Sala de Situação, responsável pelo Monitor das Secas, ferramenta importante que acompanha o surgimento, desaparecimento, evolução ou involução do fenômeno da seca em diversas áreas do país. A visita foi coordenada pelo superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Guedes.


Durante a visita, foi assinado a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre a ANA, Funceme e SRH visando à cooperação mútua para apoio técnico, científico e operacional à continuidade do Programa Monitor de Secas e à promoção de ações de gestão de riscos de secas destinadas a prevenir ou minimizar os efeitos. O primeiro acordo foi assinado em 2018, com validade de cinco anos. O acordo fortalece as instituições envolvidas e promove a uniformização da metodologia de monitoramento de secas no país de forma que todas as instituições parceiras do Monitor de Secas sejam produtoras e usuárias da informação.

Para o secretário Robério Monteiro, o acordo de cooperação é um orgulho para o Ceará, que é destaque nacional no uso de tecnologias para monitorar efeitos de chuvas e secas. “Todo projeto de monitoramento no Brasil se iniciou no Nordeste e hoje é coordenado pela ANA com participação expressiva da Funceme. O trabalho realizado na gestão hídrica cearense nos garante uma autonomia da alocação de água dos açudes, por exemplo, fato que só acontece no Ceará, em São Paulo e no Distrito Federal”.

O secretário reforça ainda a importância do Monitor das Secas para os estudos de gestão hídrica. “O monitor tem dados precisos e confiáveis, que nos ajudam a gerenciar a situação hídrica. Aqui conseguimos ver que no Ceará houve um discreto recuo da seca fraca na porção central, devido às chuvas acima da média em fevereiro. Os impactos permanecem de longo prazo. Esse detalhamento pode ser consultado em diversas outras regiões”.

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas. Mensalmente, informações sobre a situação de secas são disponibilizadas até o mês anterior, com indicadores que refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca na região. Com a renovação do Acordo de Cooperação, a SRH e Funceme continuam sendo parceiras da ANA na elaboração dos resultados.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem