Satélite da Nasa vai cair na Terra nesta quarta-feira, dizem militares dos EUA

De acordo com a agência espacial, o risco de alguém ser atingido pelo artefato é de 1 em 2.467




O satélite 'morto' RHESSI (abreviação de "Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager"), da Nasa, vai colidir com a Terra nesta quarta-feira, de acordo com as últimas estimativas feitas por militares dos Estados Unidos nesta segunda. A nave de geração de imagens de energia solar aposentada vai entrar novamente na atmosfera da Terra 21 anos depois do seu lançamento e cinco depois de ter sido desativado.


As estimativas oficiais apontam que o satélite, que pesa cerca de 300 kg, deve colidir com a Terra por volta das 22h30 no horário de Brasília. Há, no entanto, uma margem de erro de 16 horas para mais ou para menos. A Nasa não revelou qual será a zona de impacto do satélite.


De acordo com a Nasa, o risco de danos a pessoas existe, apesar de pouco. A chance de alguém ser atingido pelo satélite é aproximadamente 1 em 2.467 — isso porque espera-se que a maior parte da espaçonave queime enquanto viaja pela atmosfera.




O Globo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem