Território de seca do Ceará desaparece com as chuvas de março




Por conta do alto volume de chuvas nos primeiros três meses, o território de seca fraca desapareceu do território do Ceará, conforme o Monitor de Secas, serviço de monitoramento da estiagem divulgado pelo governo federal.

Em fevereiro, o estudo já mostrava um discreto recuo da seca fraca na porção central, devido às chuvas acima da média em fevereiro. Em relação ao ano passado, a seca fraca englobava parte da Região do Cariri, Sertão do Crateús, Vale do Jaguaribe e parte do Litoral-Leste.

Neste ano, no mês de março choveu 47% acima do esperado. Em fevereiro dentro da média e janeiro 13% acima do previsto, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Tipos de seca

A seca fraca, segundo o Monitor de Secas, ocasiona a diminuição do plantio e crescimento de pastagens. Os municípios pertencentes a esta faixa começam a apresentar déficits hídricos prolongados e o plantio quase não são recuperados.

A seca moderada ocasiona perda de córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento. A seca grave representa perda total das pastagens programadas, escassez de água e restrições de água impostas. E a seca extrema gera grandes perdas das pastagens e a escassez de água é generaliza.

E a seca excepcional, gera perda total das plantações, escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.

Sobre o Monitor

O Monitor de Secas promove o monitoramento regular e periódico da situação da seca, por meio do qual é possível acompanhar sua evolução, classificando-a segundo o grau de severidade dos impactos observados.

O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio da Funceme, e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos.

Chuva no noroeste e sul do estado

O Ceará segue com condições para chuvas em todas as macrorregiões. Este cenário, conforme previsão da Funceme, deverá permanecer até sexta-feira (21), pelo menos.

Para quinta-feira (20), a Funceme aponta registros em todas as macrorregiões, entretanto, em ambos os dois dias , o Ceará poderá apresentar acumulados mais expressivos no noroeste e sul do Estado.

Já para a próxima sexta-feira (21), a expectativa, neste momento, é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as regiões com maior possibilidade de chuva no Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e no sul da Jaguaribana. Nas demais, as condições deverão ser mais reduzidas.

A previsão indicada deve-se à presença de áreas de instabilidade, além de efeitos locais como sistema de brisa, relevo, temperatura e umidade.


G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem