Adolescente de 13 anos morre por overdose de antialérgico após participar de desafio do TikTok

 


Um adolescente de 13 anos morreu de overdose após tomar mais de 14 comprimidos de antialérgico como parte de um desafio viral no TikTok chamado de “Desafio Benadryl” — nome do medicamento — em que consiste em ingerir uma grande quantidade do fármaco e filmar a reação do corpo.

O corpo de Jacob Stevens começou a se contrair no momento em que o jovem engoliu os comprimidos. Os amigos filmaram todo o processo. O menino foi levado para o hospital e ficou internado por seis dias até os médicos declararem morte cerebral e a família optou por desligar os aparelhos que o mantinham vivo.

“Foi demais para o corpo dele. Nenhuma varredura cerebral, não havia nada lá. Os médicos disseram que poderiam mantê-lo na ventilação, que ele poderia ficar lá, mas que ele nunca abriria os olhos, nunca respiraria, sorriria, andaria ou falaria de novo”, disse o pai do garoto, Justin Stevens.

A família de Jacob usa essa foto para conscientizar pais e jovens a tomar cuidado com os desafios da rede social — Foto: Reprodução/ Facebook

O desafio do TikTok incentiva os internautas a tomar altas doses de Benadryl, nome comercial de um medicamento antialérgico para induzir alucinações. Os vídeos fazem parte da rede social desde 2020. Ano em que uma menina de 15 anos também morreu participando do mesmo desafio.

Segundo especialistas, a dose responsável pelas alucinações é muito próxima da quantidade suficiente para causar a morte. “Grandes doses de Benadryl podem causar convulsões e, principalmente, problemas cardíacos. O coração tende a perder o ritmo e não bombeia o sangue com eficácia”, afirmou o então diretor do Centro de Informações sobre Venenos e Drogas de Oklahoma, Scott Schaeffer.

No funeral de Jacob, o pai do garoto tentou alertar os amigos do filho e conscientizá-los. “Eu apenas tentei dizer a eles para cuidarem uns dos outros e não convencerem seus amigos a fazer coisas assim”.

A família do garoto agora se dedica a pressionar mudanças na legislação e impedir que outras crianças participem de tal desafio, colocando restrições de idade em medicamentos de venda livre como o Benadryl.

Atualmente, o TikTok bloqueia as buscas pelo desafio com um alerta: “Alguns desafios online podem ser perigosos, perturbadores ou até encenados. Saiba como reconhecer desafios perigosos para poder proteger sua saúde e bem-estar”.

Respondendo ao desafio, a agência reguladora americana, FDA (Food and Drug Administration) emitiu uma declaração alertando sobre os perigos de participar.

“Tomar doses mais altas do que as recomendadas do medicamento comum para alergia sem receita (OTC) difenidramina (Benadryl) pode levar a sérios problemas cardíacos, convulsões, coma ou até morte. Estamos cientes de notícias de adolescentes que acabaram em salas de emergência ou morreram após participar do ‘Desafio Benadryl’ incentivado em vídeos postados no aplicativo de mídia social TikTok”, escreveu a agência.

O fabricante de Benadryl, Johnson & Johnson, também emitiu uma declaração condenando a tendência, dizendo que “a tendência Benadryl TikTok é extremamente preocupante, perigosa e deve ser interrompida imediatamente”.

O Globo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem