Anvisa autoriza farmácias a realizarem exames de análises clínicas



 A partir do dia 1º de agosto, as farmácias estão autorizadas a realizar 47 exames de análises clínicas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado ontem (04), informando a decisão. Atualmente, elas só podem realizar exames de Covid-19 e glicemia.

Entre os testes que serão liberados estão HIV, dengue, colesterol, malária, hepatite, entre outros. Segundo a nota emitida pela Anvisa, “nesse período, foram desenvolvidos novos instrumentos e equipamentos, tecnologias, metodologias e processos tecnológicos que propiciaram mais agilidade aos exames de análises clínicas e maior segurança aos pacientes. Além disso, essas inovações ampliaram o acesso da população ao diagnóstico clínico”.

Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca e diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma), comemora a decisão, destacando que essa é uma grande conquista para o setor e para a população. “Com a implantação dos consultórios farmacêuticos, as farmácias se tornaram verdadeiros centros de saúde, ofertando, com total segurança e conforto, diversos exames e serviços para a comunidade. Agora estamos dando um segundo passo, colocando a saúde cada vez mais perto da população”, enfatiza Maurício Filizola, que também é diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Ainda segundo comunicado da Anvisa, as farmácias poderão fazer exames de análises clínicas em caráter de triagem a partir de material biológico primário, como tecido e fluidos, com todas as etapas sendo realizadas dentro do estabelecimento. Ainda não existe uma lista pré-definida de quais exames serão oferecidos, mas a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) destaca que 47 serviços podem ser executados dentro das normas divulgadas pela Anvisa.


A Noticia do Ceará

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem