Caso Vini Jr: Magno Malta é criticado ao sugerir que pessoas defendam ‘macacos’



O senador Magno Malta (PL-ES) passou a receber críticas nas redes sociais nesta terça-feira (23) ao comentar o episódio de racismo contra o jogador Vini Jr, na Espanha, e a defesa das pessoas ao atleta. Durante fala no Senado, ele disse que a imprensa “revitimiza” o profissional e cobrou que associações de animais defendam os “macacos”.

As declarações de Magno Malta foram feitas durante sessão de audiência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e despertaram revolta. Enquanto falava, ele era apoiado por outros parlamentares.

“As emissoras ficam com esse assunto desde ontem, reverberando, revitimizando ele, porque o assunto dá Ibope pra eles ganharem mais patrocinadores. É uma ‘descaração’ isso. É um assunto que eu nem posso falar em público (…) você só pode matar uma coisa com o veneno dessa mesma coisa”, disse ele, ao fazer analogia sobre a picada de uma cobra.

“Cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto, veja quanta hipocrisia. E o macaco é inteligente, é bem pertinho do homem, a única diferença é o rabo. Tudo que você pode imaginar ele tem”, continuou.

Polícia prende suspeitos de racismo contra Vini Jr.

A polícia espanhola anunciou, nesta terça-feira (23), que prendeu sete homens suspeitos de ataques de ódio contra o jogador Vini Jr. Quatro deles teriam pendurado o boneco “enforcado” do jogador em uma ponte. Já os outros três são suspeitos de proferir comentários racistas contra Vini nesse domingo (21), no jogo contra o Valencia.

O primeiro caso foi registrado em janeiro, quando o manequim inflável apareceu pendurado antes do clássico entre Atlético e Real Madrid. As investigações se deram por meio de vestígios, testemunhas e consultas a fontes, o que permitiu identificá-los.

A polícia constatou que três dos suspeitos pertenciam a um grupo de torcedores radicais do Atlético de Madrid.

Além disso, a Polícia Federal deteve três suspeitos pelo ataque racista contra Vini Jr., registrados em disputa com o Valencia nesse fim de semana, quando o jogador foi atacado por torcedores e acabou expulso da partida. Segundo as autoridades, a investigação contou com a colaboração do clube e continua aberta.

Dois dos suspeitos do crime de ódio foram presos em Valência, enquanto o outro foi detido em uma cidade próxima.

Crimes de ódio contra Vini Jr.

O episódio de domingo não foi a primeira vez em que o jogador Vini Jr. sofreu ataques de ódio na Europa. Em janeiro, um boneco que vestia a camisa do atleta foi pendurado e “enforcado” em uma ponte na capital espanhola, antes do clássico entre Atlético e Real Madrid.

Acima do manequim, o grupo também estendeu uma faixa com os dizeres “Madrid odeia o Real”, lema da torcida.

Vini Jr. é vítima de constantes ataques racistas por parte da torcida rival e até por parte da imprensa espanhola. Em setembro do ano passado, depois de ser ofendido no programa “Chiringuito Show”, o jogador brasileiro se manifestou.

“Dizem que felicidade incomoda. A felicidade de um preto, brasileiro, vitorioso na Europa, incomoda muito mais. Mas a minha vontade de vencer, meu sorriso, meu brilho nos olhos são muito maiores do que isso. Fui vítima de xenofobia e racismo em uma só declaração. Mas nada disso começou ontem”, declarou.


Portal Bhaz

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem