Corpo de Bombeiros realiza treinamento de corte de árvores em Itapipoca




Corpo de Bombeiros realiza treinamento de corte de árvores em Itapipoca.

Antes de mais nada, a atividade de corte de árvores com a utilização de motosserras é classificada como de alto risco.

Ou seja, tanto os bombeiros militares, quanto terceiros, nas proximidades do local de execução da operação, podem sofrer acidentes, e em casos mais graves, ha risco de morte. 

Além do seu potencial de provocar grandes prejuízos econômicos, caso seus riscos não sejam gerenciados e suas técnicas dominadas.



Pelo exposto, o Corpo de Bombeiros Militar, por meio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, sediada em Itapipoca, realizou uma instrução de noções em cortes e poda de árvores na ultma quinta-feira, 04.

Como também, participaram do treinamento operacional todo o efetivo da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros.

A instrução

Como também, os instrutores, subtenente Meneses, da 4ª Companhia do 2º BBM – Pecém e o cabo Cavalcante, da Ciopaer, foram os responsáveis pelas instruções, que ocorreu de forma teórico e prática.

Nesse sentido, se abordou a importância do conhecimento dos materiais em altura para esta finalidade. Bem como, dos cuidados básicos que devem ter para prolongar a a vida útil dos equipamentos.

Além disso, ocorreu diversas demonstrações de técnicas de corte de árvores, como, ascensão, descensão, ancoragem e tração de árvores.

Orientações

– O Corpo de Bombeiros realiza o corte de árvores que estejam na iminência de queda, oferecendo risco à vida ou ao patrimônio.

– Para realização de corte ou poda de árvore é necessário autorização dos órgãos de proteção ao meio ambiente;

– Somente equipes habilitadas devem realizar corte ou poda de árvores;

– O serviço de corte ou poda de árvores deve ser realizado, observando os procedimento de segurança, como: utilização de equipamentos de proteção individual e equipamentos de trabalho em altura específicos, em condições de uso.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem