Deputado dos EUA filho de brasileiros é detido

 



O deputado republicano dos Estados Unidos George Santos, o brasileiro que admitiu ter mentido sobre seu currículo, foi detido nesta quarta-feira (10), informou o Departamento de Justiça.

Santos é acusado de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos e tinha um depoimento agendado para esta tarde.

Logo após a eleição de Santos, de 34 anos, em novembro, em um distrito que abrange em grande parte uma área rica de Long Island, em Nova York, o jornal “The New York Times” e outros meios de comunicação revelaram que ele havia inventado quase todos os aspectos de sua vida pessoal e profissional.

Na terça-feira (9), promotores federais dos Estados Unidos apresentaram acusações criminais contra ele, pela primeira vez desde que o caso veio à tona – até então, o caso não havia passado para a esfera judicial.

Uma comissão da Câmara dos Deputados dos EUA também investiga as acusações. Santos já reconheceu que mentiu, mas disse que não renunciaria

Segundo o jornal “The New York Times”, ele pode ser liberado caso pague fiança e se comprometa a comparecer quando solicitado.

Entre outras alegações, Santos disse ter diplomas da Universidade de Nova York e do Baruch College, apesar de nenhuma das instituições ter registro de sua frequência. Ele alegou ter trabalhado no Goldman Sachs e no Citigroup, o que também não era verdade.

Ele disse falsamente que era judeu e que seus avós escaparam dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Santos, que se identifica como gay, também não revelou que foi casado com uma mulher por vários anos, terminando em 2019.

Desde então, ele admitiu ter inventado grande parte de seu currículo.

Por G1.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem