Lula e Camilo lançam programa de escolas em tempo integral nesta sexta




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto ao ministro da Educação, Camilo Santana, lança nesta sexta-feira (12/5) o programa de Escolas de Tempo Integral. A cerimônia está prevista para as 10h no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).

A iniciativa é um dos focos da gestão de Santana para melhorar a qualidade do ensino no país. O titular da pasta é ex-governador do Ceará, estado com maior proporção de alunos de ensino fundamental matriculados em escolas de tempo integral, de acordo com o Censo Escolar 2022.

O programa incluirá apoio pedagógico, de infraestrutura e indução financeira por parte do Ministério da Educação para aumentar o número de escolas em tempo integral do país. O projeto é inspirado em estados com boas experiências na área, como Bahia, Pernambuco e Ceará, afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O Plano Nacional de Educação (PNE) brasileiro estipula que, até 2024, 50% das escolas públicas do país ofereçam educação integral, e que 25% dos alunos estejam matriculados na modalidade. Mas isso ainda não foi plenamente atendido, conforme levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação, produzido a pedido do Metrópoles.

Em 2022, o Brasil cumpriu parte do objetivo quando mais de 52% das escolas públicas da educação básica tinham ao menos uma matrícula em tempo integral. Em 2021, o percentual era de 30,6%.

No entanto, dados do Censo Escolar 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o país ainda não atingiu os 25% de alunos em educação integral. Atualmente, estão com jornada integral 20,4% dos estudantes do ensino médio e 14,4% do fundamental.




Metropoles

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem