MP pede explicações ao Telegram sobre mensagem contra PL das Fake News



 O Ministério Público de São Paulo (MPSP) deu prazo de 10 dias, sem prorrogação, para que o Telegram explique o motivo de ter disparado mensagem contra o Projeto de Lei 2630/20, o PL das Fake News, para os usuários nesta terça-feira (9).

No despacho, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Adjunto em São Paulo Yuri Corrêa da Luz reconhece que a empresa tem direito de debater a proposta, mas não lhe cabe fazer nos meios que controla.

“Isso porque, se é evidente que as empresas potencialmente afetadas por um Projeto de Lei em discussão têm direito de expressar sua posição a respeito dele, e podem adotar práticas ordinárias de participação no debate público (por meio, por exemplo, de reuniões e conversas com parlamentares, de publicação de artigos em jornais e revistas, e de publicidade declarada como tal, perante a população), é altamente duvidoso que elas possam usar dos meios que controlam, com exclusividade, para impulsionar, de forma não solicitada pelos destinatários, a percepção que lhes interessa sobre um tema de inegável importância social”, escreveu.

LEIA TAMBÉM: PL das fake news dá “poderes de censura” ao governo, diz Telegram

Nesta 3ª, a empresa disparou mensagem dizendo que a proposta “matará a internet moderna se for aprovado com a redação atual”. “O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão”, diz o texto.

Corrêa aponta que “a mensagem impulsionada pelos controladores do Telegram, numa primeira análise, parece configurar atos que violam direitos de seus usuários, à luz da legislação hoje vigente”. O procurador ainda enfatiza que a mensagem foi enviada de forma unilateral aos usuários sem possibilidade de contraditório, ou seja, do internauta responder ao texto.

SBT News

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem