Polícia Federal conclui que André Fernandes cometeu crime em publicações de 8 de janeiro

Autor do requerimento de criação de CPMI, deputado é suspeito de incitar atos contra democracia



A Polícia Federal (PF) viu crime em publicações feita pelo deputado André Fernandes (PL-CE) relacionadas aos atentados de 8 de janeiro. O parlamentar é o autor do requerimento para criação da CPMI dos atos golpistas, instalada nesta quinta-feira no Congresso, e é um dos integrantes do colegiado.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) enviou o relatório da PF à Procuradoria-Geral da República (PGR), a quem cabe decidir se denuncia ou não o parlamentar, em um prazo de 15 dias.

A corporação afirma que Fernandes incitou a prática de crime -- no caso, "tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais".

Fernandes fez duas postagens. A primeira é de 6 de janeiro, quando ele chama para o "primeiro ato contra o governo Lula", no fim de semana. Dois dias depois, vândalos bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A mais explícita quanto à incitação, porém, foi publicada no próprio dia 8. Fernandes postou uma imagem de um armário vandalizado -- no interior do Supremo -- contendo a inscrição do nome de Moraes, com a legenda: "Quem rir, vai preso."

A PF afirma que Fernandes "coadunou a depredação do patrimônio público praticada pela turba que se encontrava na Praça dos Três Poderes e conferiu ainda mais publicidade a ela (tendo em vista o alcance das suas redes sociais)".

Os investigadores também observaram que Fernandes postou no Twitter não compactuar com o vandalismo, mas, na prática, contribuiu com ele, ao compartilhar, em tom elogioso, uma série de imagens da destruição do patrimônio público.


Valor Economico

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem