Sesa informa a situação do Hospital Regional de Itapipoca


 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), informou sobre a situação do Hospital Regional de Itapipoca, a 120 km de Fortaleza. O espaço foi visitado por alguns deputados estaduais, que acusaram o Estado por ter abandonado o local.

De acordo com a Sesa, o hospital foi requisitado pelo Governo do Estado em 2020 devido ao início da pandemia de covid-19. Assim a Secretaria da Saúde informou que o hospital foi cedido ao município de Itapipoca, que assumiu a responsabilidade pela administração da estrutura. Vale ressaltar que a construção do hospital foi vinculada à Fundação Amadeu Filomeno, porém, até então, estava sem funcionar.

O processo de cessão legal do espaço encontra-se em tramitação judicial, o que indica que está em andamento uma análise jurídica para formalizar a transferência do hospital para o município. Enquanto isso, por meio da Política de Incentivo Hospitalar (PIH), a Sesa repassa mensalmente 480 mil reais para Itapipoca. Esse valor destina-se ao custeio de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados para atendimento de pacientes adultos.

Os leitos de UTI do Hospital Regional de Itapipoca estão disponíveis para a Central de Regulação do Estado e apresentam uma taxa média de ocupação de 90%. Isso significa que a maioria dos leitos está sendo utilizada, evidenciando a demanda por cuidados intensivos na região. Essa ocupação alta indica a importância desse recurso para o atendimento da população durante a pandemia de covid-19 e ressalta a necessidade contínua de monitoramento e ampliação da capacidade hospitalar para enfrentar a crise de saúde.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem