Tarcísio e Bolsonaro serão principais nomes da oposição a Lula, diz Quaest



 Para 48% dos economistas e gestores do mercado financeiro, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deve se consolidar como o principal líder da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com a pesquisa “O que pensa o mercado financeiro”, da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (10).

O ex-ministro da Infraestrutura vem logo à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é o principal nome da oposição ao atual governo para 34% dos entrevistados.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o senador e filho do ex-presidente Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foram sinalizados por 7% e 2%, respectivamente.

Para 10%, nenhum dos quatro nomes será a principal liderança da oposição a Lula.

A pesquisa também questionou quem Bolsonaro deveria indicar como candidato, caso ele próprio não possa se candidatar.

Na primeira colocação, Tarcísio de Freitas foi a opção de 66% dos agentes econômicos, seguido por Romeu Zema, com 25% das indicações.

Flávio Bolsonaro recebeu 3% das menções e, Michele Bolsonaro, 1%. As opções “outros nomes”, “nenhum desses” e os que não sabem ou não responderam somaram 4%;

Os números contrastam com as resultados da opinião pública em geral, que, de acordo com pesquisa feita em abril pelo mesmo grupo, conferiram 21% das respostas para Tarcísio e 10% para Zema. Nesta edição, 25% responderam que deveria ser outro nome ou nenhum desses, e 23% não responderam.


A maioria dos agentes do mercado financeiro não acredita que, em 2026, na próxima eleição presencial, será possível ter uma campanha sem a polarização que marcou a corrida do ano passado, em que, com concorrentes esvaziados, teve o segundo turno disputado por Lula e Bolsonaro.

Para 55% deles, não haverá, até lá, um candidato viável que não esteja ligado a um dos dois ex-presidentes, como queria, no ano passado, o que foi chamado de terceira via, por exemplo.

Para os demais 45% será possível ter um terceiro candidato viável até lá.

O levantamento foi feito entre 4 e 8 de maio e entrevistou 92 representantes de fundos de investimento de São Paulo e Rio de Janeiro, entre economistas, gestores, analistas e tomadores de decisão.

Por CNN.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem