Vacina contra a meningite é ampliada até julho para crianças de cinco a 10 anos

 Conforme a Sesa, as doses estão disponíveis nos 184 municípios do Estado, nas unidades básicas, vinculadas à atenção primária. A meta de imunização estabelecida para esse novo período, até julho, é de 95%



Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Célula de Imunizaçãoampliou até julho de 2023 a oferta da vacina contra a meningite meningocócica C (conjugada) para crianças de cinco a 10 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram vacinadas, além dos trabalhadores da saúde. Conforme a Sesa, as doses estão disponíveis nos 184 municípios cearenses, nas unidades básicas, vinculadas à atenção primária. A meta de imunização estabelecida para esse novo período, até julho, é de 95%.

A articuladora da Célula de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, frisa que a meningocócica C faz parte do calendário nacional de vacinação infantil desde 2010. “Ela é ofertada como rotina com um esquema de duas doses: uma aos três e outra aos cinco meses, além de um reforço com um ano”. Conforme dados atualizados da Sesa, até março deste ano, o Ceará apresentou uma cobertura de 84,8% em bebês de 12meses. Somente este ano, segundo o órgão de saúde do Governo do Ceará, já foram aplicadas mais de 87 mil doses do imunizante.

Ainda conforme Karine Borges, desde 2022, considerando os estoques da rede nacional, o Ministério da Saúde optou por estender, temporariamente, a indicação para crianças de cinco a dez anos e profissionais da saúde. O objetivo, segundo ela, é proteger esses grupos, além de otimizar o uso dos imunobiológicos, mediante a disponibilidade. Caso as pessoas que fazem parte deste grupo não tenham completado o esquema vacinal, conforme a Sesa, será necessário receber apenas uma dose.

DOENÇA

Essa vacina previne a meningite causada pela Neisseria Meningitidis do sorogrupo C. Conforme o Guia de Vigilância em Saúde (Brasil, 2022), trata-se de uma infecção bacteriana aguda. Na sua forma invasiva, ela caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas, configurando como o tipo mais grave.

Na forma mais leve, os principais sintomas em crianças acima de um ano e adultos são febre, cefaleia, vômitos, rigidez na nuca, convulsões e/ou manchas vermelhas no corpo. Nos casos de meningococcemia, é comum o surgimento de manchas vermelhas na pele e erupções, além de sinais e sintomas inespecíficos (sugestivos de sepse), como hipotensão, diarreia, dor abdominal, dor em membros inferiores e mialgia.

Outro sintoma importante é o rebaixamento do sensório, um estado de vigília com baixa consciência em relação ao ambiente. Pacientes com esse sintoma não conseguem se mover ou se comunicar, apresentando alterações cíclicas. Em crianças com menos de um ano, os sintomas podem não ser tão evidentes, sendo importante considerar sinais como irritabilidade e choro persistente, além da moleira, conhecida como abaixamento de fontanela.


GC Mais

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem