Líder de Elmano na Alece, Aldigueri não descarta filiação ao PT: “quem vai decidir são nossos líderes”



O deputado estadual e líder do Governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PDT), não descartou uma possível filiação ao PT. Segundo ele, quem vai decidir o destino do grupo de deputados dissidentes do PDT são “três líderes”: Elmano, o ministro da Educação Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes (PSB). Aldigueri tenta, na Justiça, se desfiliar de sua atual legenda sem a perda do mandato, junto ao grupo de 14 deputados estaduais liderados por Cid. O ex-governador pretende que todo o grupo o siga no seu novo partido.

Ao OPINIÃO CE, o deputado afirmou “não ter pressa” e que serão realizadas conversas com os três líderes para definir o destino do grupo. “Não sou candidato a nada nesse ano. (…) Só vamos ser candidatos em 2026”, afirmou. “Hoje, a campanha é para prefeito e vereador. Então, nós, deputados, que estamos fazendo essa litigância na justiça, não temos ainda nem conversa, nem expectativa para onde iremos daqui a dois anos”, completou o parlamentar. 

Ele apontou ainda para a possibilidade de o processo de desfiliação do PDT se arrastar até a janela partidária de 2026, quando os deputados poderão se desfiliar de suas siglas sem a perda do mandato.

“Depende da decisão judicial. Caso tenhamos uma decisão judicial favorável, tenho certeza de que os deputados – e aí não só eu, todos – ouvirão o governador Elmano, o ministro Camilo e o senador Cid para saber aonde nós iremos. Talvez todos nós iremos em bloco, inclusive”.

Do grupo de 14 deputados, alguns já apontaram para o desejo de seguir o senador Cid ao PSB. Nomes como Sérgio Aguiar, Salmito Filho e Lia Gomes devem se filiar à legenda. Aldigueri, por outro lado, já foi até mesmo convidado a integrar como quadro petista. No último mês de setembro, o deputado federal José Guimarães (PT), líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados e uma das grandes lideranças do PT no Ceará, convidou Aldigueri ao partido.

Na ocasião, os dois participavam de evento do PT em Ocara, no Interior do Ceará e, durante seu momento de fala, Guimarães brincou com o líder de Elmano: “Até perguntei para ele: ‘quando é que vossa excelência vai se filiar ao PT?’”, disse. Aldigueri, aliás, lidera agentes políticos filiados ao PT no Litoral Norte cearense, seu berço político. Na região, nomes como do seu irmão, Aníbal Filho, prefeito de Granja; Kennedy Aquino, prefeito de Uruoca; e Sebastiãozinho, prefeito de Chaval, já são filiados ao PT.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem